> TABOCAS NOTICIAS : André Mendonça suspende julgamento de liminar que anulou cassação de deputado

terça-feira, 7 de junho de 2022

André Mendonça suspende julgamento de liminar que anulou cassação de deputado

Ministro avaliou como "prudente" esperar apreciação da segunda turma sobre liminar que devolveu mandato de Fernando Francischini (União Brasil-PR)
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, pediu vistas na ação que cassou o mandato do deputado Fernando Francischini (União Brasil-PR). A decisão adiou a apreciação, no plenário virtual do STF, da liminar concedida pelo ministro Nunes Marques que devolveu o mandato do parlamentar paranaense. Os dois ministros foram indicados no atual governo.

Em justificativa, André Mendonça lembra que Nunes Marques remeteu o caso para a 2ª turma da Corte. “Antes de qualquer decisão quanto à medida liminar”, defendeu,é “prudente se aguardar a definição do citado órgão colegiado”. A 2ª Turma do STF é composta pelos ministros Nunes Marques, Gilmar Mendes, Edson Fachin, Ricardo Lewandowski e André Mendonça e deve apreciar o caso em sessão marcada para esta terça.

O julgamento no plenário virtual foi pautado pelo presidente da Corte, ministro Luiz Fux, a pedido da ministra Cármen Lúcia, relatora de um mandado de segurança apresentado por um suplente de Francischini. Os votos seriam depositados pelos 11 ministros durante esta terça, mas logo após a meia-noite André Mendonça pediu vistas.

Francischini teve o mandato cassado em 2021, pelo plenário do Supremo, após responder à acusação de propagar fake news sobre a urna eletrônica. A acusação era baseada em um vídeo do parlamentar sobre o processo eleitoral de 2018. Fonte: CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário