> TABOCAS NOTICIAS : Por que os anticorpos não são a única defesa contra a Ômicron?

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Por que os anticorpos não são a única defesa contra a Ômicron?

REPRESENTAÇÃO CRIATIVA DE PARTÍCULAS DO VÍRUS SARS-COV-2. 
FOTO: NIAID
Na luta contra o coronavírus, um componente-chave do sistema imunológico monopolizou a atenção: os anticorpos. Estas proteínas em forma de Y viraram notícia recentemente, porque as vacinas anticovid não produzem uma quantidade suficiente delas para combater a variante Ômicron do coronavírus – pelo menos sem uma dose de reforço.
Treinados tanto pelas vacinas como pela infecção, os anticorpos aderem à proteína spike, que entra no coronavírus e impede que penetre nas células para deixar a pessoa doente.

Os anticorpos não são, porém, a única variável em jogo.

De fato, “há uma resposta complexa e coordenada que é realmente bela do ponto de vista evolutivo”, explica Roger Shapiro, imunologista da Universidade de Harvard. A seguir alguns pontos-chave:

“Bombardeiros” do sistema imunológico inato
Nos minutos e horas posteriores à detecção do vírus no corpo, algumas proteínas enviam alarmes para recrutar a frágil equipe de defesa do sistema imunológico “inato”.
Os primeiros a aparecer são os “neutrófilos”, que constituem entre 50% e 70% de todos glóbulos brancos, que são rápidos para lutar, mas também para morrer. Continue lendo AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário