Foto enviada por ouvintes
Animais e crustáceos começaram a "boiar" após o início da enchente.
Nos rios e nas áreas de manguezal do município de Canavieiras no Sul da Bahia tem sido encontrado um grande número de animais marinhos mortos nos últimos dias. https://www.costasulfm.com.br
Segundo informações de pescadores repassadas a nossa equipe de jornalismo nesta manhã de terça-feira (15), desde a última semana profissionais da pesca e demais ribeirinhos tem se deparado com o aparecimento de animais como: peixes e caranguejos boiando sem vida nas águas. Os profissionais que dependem da pesca para sobreviver já se mostraram preocupados, pois se o problema persistir toda a cadeia produtiva da pesca e do extrativismo no municipio pode ser afetada.
Acredita-se que esta mortandade tenha alguma relação com a grande cheia do rio Pardo que afeta Canavieiras desde a última terça-feira (07), e com a cheia do Rio Jequitinhonha, no seu baixo curso, iniciada na sexta-feira (10), após a abertura de comportas da barragem da usina hidrelétrica de Itapebi-BA.
Nossa equipe entrou em contato com o Biólogo, professor, e pesquisador Robson Almeida para saber sobre as possíveis causas deste problema.
“No caso dos caranguejos, provavelmente as áreas de manguezal ficaram alagadas por bastante tempo então estes animais não conseguiram nem capturar alimentos, e também ficaram submersos por muito tempo, então provavelmente ´pode ter sido isso que causou a morte destes caranguejos” disse o especialista.
“Já ostras e sururus, eles podem ser afetados pela alteração da salinidade da água, como chegou bastante água doce alterou o índice de salinidade da água do estuário, dos manguezais”, afirmou o biólogo.
E sobre os peixes o pesquisador disse: “existem alguns fatores que podem desencadear a mortandade de peixes, como os fatores antrópicos (os causados pela ação do homem), e os fatores naturais podem ser influenciados pela mudança brusca de temperatura, alteração do PH, alteração de salinidade e até mesmo mudança no nível de oxigenação da água. Estes fatores naturais são extremamente importantes para a manutenção da vida aquática e quando há uma movimentação muito grande na água, causada por uma enchente ou inundação por exemplo há uma perturbação deste habitart, causando assim a morte destes organismos.” Concluiu.
Deve ser destacado que estas são apenas possíveis causas da morte destes animais, para se precisar o porquê destas ocorrências é necessário que seja feito estudo mais aprofundado com análise de amostras da água e dos animais mortos. Por Augusto Teixeira / https://www.costasulfm.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário