Foto: Reprodução / Presidência da República
Subiu para dez o número de vítima fatais das fortes chuvas que atingem o interior do estado (veja aqui). De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil estadual no início da tarde desta nesta segunda-feira (13), nas regiões mais afetadas cerca de 15.199 pessoas estão desalojadas e 6.371 desabrigadas. A população atingida chega a mais de 220 mil pessoas. Ao longo desta segunda-feira, o governo federal, por meio de edição extra do Diário Oficial da União, deve anunciar mais medidas em benefício das cidades atingidas.
Diante da situação, o governador Rui Costa declarou situação de emergência em pelo menos 51 municípios. Já o governo federal reconheceu até agora o estado de emergência em 24 municípios baianos. As cidades mais afetadas são Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itanhém, Mucuri, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda, além de Jucuruçú, Medeiros Neto, Prado, Itamaraju, esses quatro últimos também concentram juntos o maior número de desabrigados 3.956. No sul do estado foram atingidas as cidades de Mascote, Itacaré, Itabuna, Ilhéus, Canavieiras, Camacan e Belmonte.
Conforme divulgou a Agência Brasil, embora a chuva tenha diminuído significativamente e em muitas localidades as águas estejam baixando, a força-tarefa mobilizada pelo governo do estado para atendimento à população no extremo sul com equipes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Grupamento Aéreo da Polícia Militar e a Defesa Civil do estado seguem atuando.
De acordo com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, foram liberados recursos de quase R$ 9 milões para cidades da Bahia que foram atingidas pelas chuvas.
Mais de 1,5 mil cestas básicas, além de roupas, água e itens de uso pessoal já foram distribuídos pelos grupamentos de bombeiros militares das cidades de Porto Seguro e Eunápolis. Os donativos foram recolhidos pela população e entregues com ajuda dos agentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário