Ocorreu na terça-feira (14), no Auditório da Escola José Nery Constant a VII Conferência Municipal de Saúde e I Conferência de Saúde Mental, cujo tema foi “Sistema de saúde e o contexto da pandemia: desafios do SUS para a integralidade”. Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde a conferência tem função de fortalecer a democracia e o SUS como condição necessária para uma saúde pública, universal, promovendo a participação e o controle social.
A conferência é um amplo fórum de debates, que contou com a participação da sociedade civil, representantes do governo, trabalhadores e usuários do SUS com a finalidade de avaliar, planejar e definir as ações e diretrizes que melhorem a qualidade dos serviços de saúde pública, proporcionando ganhos de qualidade de vida para toda a população e maiores condições para o desenvolvimento da sociedade.
Com objetivo subsidiar o debate nos grupos de trabalho Adilson Ribeiro dos Santos ministrou a palestra magna cujo tema foi Sistema de saúde e o contexto da pandemia: desafios do SUS para a integralidade”, já a psicóloga Karla Silva discorreu sobre o tema, “Saúde Mental”.
Os temas discutidos nos eixos foram:
- Atenção Primária-Previne Brasil-Desafios das ações e serviços com o novo modelo de financiamento da APS
- Vigilância em Saúde - Impacto das doenças emergentes e reemergentes.
- Saúde Mental - os desafios na rede de atenção à saúde
-Controle Social- participação da comunidade: Direitos, deveres e corresponsabilidades do cidadão/cidadã.
As propostas consolidadas nos grupos de trabalho foram apresentadas na plenária final para apreciação e votação. Todas as propostas aprovadas serão encaminhadas ao Conselho Estadual de Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário