País decide abater diversas galinhas para conter vírus
A França anunciou neste sábado (27/11) que detectou uma forma “altamente patogênica” de gripe aviária em uma granja no norte do país, ou seja, como grande potencial de se tornar uma doença.
Como ainda não se sabe exatamente qual é a cepa que infectou os animais, as autoridades francesas informaram que todos serão abatidos de antemão para evitar que a doença se espalhe.
Um surto da doença no último inverno foi responsável pelo sacrifício de cerca de três milhões de patos no Sudeste do país. Diversos focos de gripe aviária foram detectados na França no último mês, tanto em granjas quanto em animais selvagens. Segundo a Agência Brasil, a epidemia levou o governo a determinar que os animais de criadouros sejam mantidos em instalações isoladas sem contato exterior.
ALERTA
A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) emitiu alerta no dia 15 de novembro sobre a rápida transmissão de uma cepa não identificada de gripe aviária, tanto na Ásia quanto na Europa. Segundo a organização, a China registrou 21 casos de infecção humana pelo vírus H5N6 - um dos responsáveis pela gripe aviária.
Segundo informa a agência internacional de notícias Reuters, donos de aviários temem que as notícias imponham bloqueios de importação das carnes de frango e de pato. Especialistas de saúde franceses alertam, ainda, para a possibilidade de transmissão da doença para humanos.
A gripe aviária geralmente é transmitida durante o fluxo migratório de aves selvagens. Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário