> TABOCAS NOTICIAS : Central de Concursos lista 5 vantagens de ser um servidor público

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Central de Concursos lista 5 vantagens de ser um servidor público

Funcionalismo público aparece como alternativa por oferecer uma série de atrativos.
A cada dia mais pessoas recorrem aos concursos públicos como forma de se conquistar um emprego seguro. A crise no mercado de trabalho da iniciativa privada, o aumento dos índices de desemprego e a incerteza de que não será mandado embora têm levado a isso.

Diante desse cenário, o funcionalismo público aparece como alternativa por oferecer uma série de atrativos. Confira, a seguir, cinco das principais vantagens de ser aprovado em um concurso.

Estabilidade
E começamos logo pelo motivo principal que mais leva pessoas a se inscreverem em um concurso: a estabilidade financeira e empregatícia que o serviço público oferece, garantida na Constituição de 1988.

Ao contrário da iniciativa privada, em que um profissional pode ser demitido a qualquer momento, no serviço público, após três anos de pleno exercício (estágio probatório), é garantida a segurança no cargo.

O trabalhador que atua em um órgão público só pode ser demitido caso cometa uma falta grave, estabelecida no seu próprio Estatuto ou Regimento, correspondente ao cargo em que ocupa. E isso só acontecerá após uma sentença judicial, resguardado ao servidor o direito ao contraditório e à ampla defesa.

Salários mais atrativos
Outro fator que chama atenção é a remuneração, pois, via de regra, o funcionalismo público oferece salários melhores que a iniciativa privada para uma carreira de mesmo nível de escolaridade.

As pessoas que possuem o ensino médio, por exemplo, podem chegar a receber mais de R$10 mil por mês, o que raramente acontece em empresas privadas.

Não precisa ter experiência prévia
A grande maioria dos concursos não exige dos candidatos experiência profissional. Esse tem sido o maior empecilho para que os jovens consigam um emprego na iniciativa privada, pois muitos estão em busca ainda da primeira oportunidade no mercado de trabalho.

Independentemente da idade (dependendo de alguns concursos, há exigência de idade limite) ou da experiência profissional prévia, qualquer cidadão pode se inscrever.

Direitos e benefícios
O servidor público recebe adicional por tempo de serviço, concedido de acordo com a quantidade de tempo em que está no órgão. Quanto mais tempo ficar no cargo, mais elevado será o percentual.

Um servidor também tem direito a uma série de benefícios, como férias remuneradas; auxílio-alimentação; auxílio-transporte; licenças remuneradas, como afastamento de três meses a cada cinco anos trabalhados; possibilidade de realizar cursos de capacitação e reciclagem; licença-prêmio; licença não-remunerada por períodos de até dois anos; abono em função de um determinado número de faltas anuais; entre outros.

Possibilidade de ascensão profissional
Por fim, o servidor público poderá usufruir do sistema de promoção de cargos e salários e da progressão por tempo de serviço. Grande parte das secretarias, autarquias, fundações, empresas e outros órgãos públicos costuma avaliar o desempenho e a competência do servidor para permitir que ele ascenda profissionalmente.

Ainda vale uma vantagem bônus: uma melhor qualidade de vida para si e para os familiares. Como a maioria dos servidores públicos trabalha em uma carga horária fixa, determinada no edital, sobra mais tempo para o convívio com a família, para realizar atividades físicas, estudar, entre outras coisas.

Central de Concursos
A Central de Concursos oferece cursos preparatórios para concursos de diferentes áreas. Além das aulas 100% presenciais, disponíveis nos períodos da manhã, tarde, noite e fins de semana, a Central também oferece cursos online e material didático completo.

Sobre a empresa
Com 32 anos de tradição, a Central de Concursos é referência nacional no segmento em que atua: cursos preparatórios para concursos públicos. É a maior empresa do país na divulgação, preparação e treinamento para aqueles que buscam ingressar na carreira pública.

Atualmente, a escola possui cinco unidades espalhadas pelo estado de São Paulo: Metrô República, Paulista, Santo Amaro, Guarulhos e ABC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário