> TABOCAS NOTICIAS : ITAGIMIRIM-BA: Agricultora colhe batata doce gigante no quintal de casa

domingo, 27 de junho de 2021

ITAGIMIRIM-BA: Agricultora colhe batata doce gigante no quintal de casa

'Me surpreendi'
Foto: Reprodução / TV Santa Cruz
Uma agricultora colheu uma batata doce de 9,8 kg no quintal de sua própria casa, no distrito União Baiana, no município de Itagimirim, extremo-sul da Bahia. A planta foi cultivada por pouco mais de três meses e tratada somente com adubos naturais e sem fertilizantes. As informações são do portal G1.

“Já produzo há cinco anos e já colhi batatas de até 2,5 kg. Mas essa é a primeira vez que eu vejo. Me surpreendi na hora que eu cavei e achei essa batata. Fiquei impressionada”, disse a agricultora Maria do Socorro Rodrigues.

O próprio companheiro, o também agricultor João José dos Santos, foi quem levou a planta para pesar após a colheita e conferiu o peso da batata. “Eu fiquei impressionado pelo tamanho da batata. Gigante! Desse tamanho eu também nunca tinha visto. Ela pesou 9,8 kg”, afirmou.

Segundo o casal, eles não utilizam adubos importados ou irrigação. A planta se desenvolveu por três meses e meio e Maria explicou os cuidados utilizados no cultivo. “Quando limpo, eu não retiro os matos que ficam. Deixa apodrecer na terra mesmo. Sempre pego todo o mato e deixa apodrecer. Esse é o único adubo que tenho aqui”, comentou.

A engenheira agrônoma Ana Carolina Souto disse que as condições favoráveis do solo contribuíram para a batata alcançasse esse tamanho. De acordo com ela, o fato da planta dar origem a um único tubérculo foi determinante para que se desenvolvesse dessa maneira.

“A batata-doce normalmente costuma dar mais de um tubérculo, mais de uma batata por planta. Nesse caso, foi uma batata só. Então ela conseguiu concentrar o amido e as reservas que iriam para todas as batatas em uma só. Não é uma coisa impossível de acontecer, mas é um evento raro”, explicou Ana Carolina.

Não é a primeira vez que uma planta com tamanho acima da média é colhida no distrito de União Baiana. Em abril de 2018, um outro agricultor encontrou uma raiz de mandioca de mais de dois metros de altura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário