> TABOCAS NOTICIAS : CNJ nega pedido de afastamento de Bretas feito pela OAB, mas exige esclarecimentos

sábado, 12 de junho de 2021

CNJ nega pedido de afastamento de Bretas feito pela OAB, mas exige esclarecimentos

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
A OAB Nacional teve o pedido de afastamento do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, negado pela corregedora nacional de Justiça, Maria Thereza de Assis Moura.

A magistrada acredita que os elementos apontados pelo Conselho são parciais e não permitem que se conclua que o juiz violou as regras legais.

Bretas, no entanto, terá que esclarecer a reclamação disciplinar feita contra ele pelo Conselho, referente a reportagens que o acusaram de negociar penas, orientar advogados e combinar estratégias com o Ministério Público em descumprimento aos deveres de imparcialidade.

A corregedora ordena que Bretas informe em que data foi firmado o acordo de colaboração premiada do empresário Fernando Cavendish e quem foram os advogados que representaram o delator.

As acusações fazem parte de delação do advogado Nythalmar Dias Ferreira Filho, na qual Bretas afirma que vai "aliviar" acusações contra o empresário Fernando Cavendish, em um trecho transcrito pela revista 'Veja'.

"Você pode falar que conversei com ele, com o Leo, que fizemos uma videoconferência lá, e o procurador me garantiu que aqui mantém o interesse, aqui não vai embarreirar", diz Bretas.

"E aí deixa comigo também que eu vou aliviar. Não vou botar 43 anos no cara. Cara tá assustado com os 43 anos", afirma o juiz em outro trecho do diálogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário