> TABOCAS NOTICIAS : ROTARY CLUB DE ITABUNA PROMOVEU PALESTRA SOBRE COMO CUIDAR DA FIBROMIALGIA

sábado, 27 de março de 2021

ROTARY CLUB DE ITABUNA PROMOVEU PALESTRA SOBRE COMO CUIDAR DA FIBROMIALGIA

O Rotary Club de Itabuna recebeu, em sua reunião virtual da última terça-feira, 23 de março, a médica reumatologista Laryssa Guimarães, que apresentou a palestra “Como cuidar da fibromialgia” com o objetivo de contribuir para a desmistificação da doença. Especialista pela Sociedade Brasileira de Reumatologia, ela definiu a fibromialgia como uma doença pouco entendida, porém muito estigmatizada e garantiu que não se trata de uma doença psicológica, mas de dor crônica. “Muita gente tem (fibromialgia) e não sabe o que é. São sentidas dores tão intensas, em diversos locais do corpo, que impedem até um abraço ou aperto de mão. Muitas vezes é difícil definir onde a dor está,” explicou.

De acordo com a médica, esse mal afeta 2,5 da população mundial, costuma ocorrer mais em mulheres do que nos homens e entre pessoas da faixa etária de 30 a 50 anos, apesar de haver registro de casos em pessoas acima de 50 anos também. Entre os sintomas, estão também as dificuldades do sono. “O paciente não descansa, sente fadiga, cansaço, e em função disso, acaba passando por alterações de humor e emocionais. É frustrante”, lamentou. Para diagnóstico da doença não há um exame específico, a comprovação é clínica e feita através de critérios estabelecidos pela Sociedade Brasileira de Reumatologia. Para saber se o paciente tem fibromialgia, são considerados a intensidade do sintoma, o tipo de dor, há quanto tempo se manifesta, entre outras informações. A reumatologista explicou que a freqüência das dores depende de pessoa para pessoa, e em alguns casos, visivelmente, o paciente não demonstra estar sentindo nada.

Apesar de não ter cura, há tratamento para esse mal, permitindo ao paciente levar uma vida razoavelmente bem, manter suas atividades e alcançar seus propósitos. Para comprovar, a palestrante mencionou a cantora norte americana Lady Gaga e o ator Morgan Freeman, pessoas públicas que, diagnosticadas com fibromialgia, mantém suas rotinas apesar dela. Segundo a especialista, o principal controle da dor é conseguido através do exercício físico, e em alguns casos, medicamentos associados ao exercício para alívio das dores. “Recomendam-se exercícios leves e regularidade, e principalmente, não desistir, pois a interrupção vai dificultar o tratamento. Então, com o encaixe do exercício físico na rotina, com o tempo, ele vai se tornar um hábito” orientou.

Outro importante aspecto abordado pela palestrante é a necessidade de acompanhamento com psicólogo, e em alguns casos, psiquiatra, para ajudar a entender a doença. Além disso, o suporte familiar também se torna muito importante no processo de tratamento. “É preciso compreensão, pois não é fácil a convivência com as mudanças de humor apresentadas pelo paciente com fibromialgia”, concluiu a médica, que encerrou a palestra após momento dedicado a dúvidas dos participantes da transmissão. Marcaram presença, além dos rotarianos, as senhoras da Casa da Amizade, membros do Rotaract Club Itabuna Universitários, do Interact Club Liga da Imaginação e convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário