O objetivo é “fornecer dados de sensoriamento remoto para observar e monitorar o desmatamento, especialmente na região amazônica”, além de monitorar a agricultura no país.
Foto: Divulgação/Inpe
O primeiro satélite de observação da Terra projetado, integrado, testado e operado no Brasil, chamado Amazonia-1, será colocado em órbita no dia 28 de fevereiro na missão PSLV-C51, da agência espacial indiana Indian Space Research Organisation (ISRO).
O satélite integra a Missão Amazônia e tem como objetivo, “fornecer dados de sensoriamento remoto para observar e monitorar o desmatamento, especialmente na região amazônica”, além de monitorar a agricultura no país.
De acordo com a Agência Brasil, o instituto afirma que o novo satélite possibilitará também o monitoramento da região costeira, de reservatórios de água e de florestas (naturais e cultivadas). Há, ainda, a possibilidade de uso para observações de possíveis desastres ambientais.
“Os dados estarão disponíveis tanto para comunidade científica e órgãos governamentais quanto para usuários interessados em uma melhor compreensão do ambiente terrestre”, informa o Inpe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário