> TABOCAS NOTICIAS : Usar óculos diariamente reduz risco de contrair Covid, diz estudo

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Usar óculos diariamente reduz risco de contrair Covid, diz estudo

Foto: Pixabay
Uma pesquisa mostra que pessoas que usam óculos têm cinco vezes menos probabilidade de serem infectadas pela Covid-19.

O estudo do Segundo Hospital Afiliado da Universidade de Nanchang, na China, foi publicado na nesta quarta,16, na revista científica JAMA Ophthalmology.

Os pesquisadores analisaram 276 pacientes com diagnóstico de Covid-19 entre 27 de janeiro e 13 de março.

A principal hipótese para explicar a associação é que as armações ‘impedem ou desencorajam os usuários de tocarem nos olhos, evitando assim a transferência do vírus das mãos para os olhos’.

Porta de entrada
Estudos mostraram que receptores ACE-2, usados pelo vírus para entrar e infectar células humanas, podem ser encontrados nos olhos.

“Portanto, os olhos são considerados um canal importante para a SARS-CoV-2 entrar no corpo humano”, escreveram os autores.

Isso pode explicar por que cerca de 12% dos pacientes com Covid-19 apresentam ‘manifestações oculares’, incluindo vermelhidão e inchaço.

Alerta
A descoberta mostra apenas uma associação e não uma comprovação de causa e consequência.

Especialistas alertam que o resultado não é uma recomendação para que pessoas que não precisam usar óculos diariamente passem a fazer isso.

No entanto, o estudo comprova que os profissionais de saúde devem ter melhor proteção para os olhos, como máscaras faciais e outros EPIs.   Com informações do The Sun

Nenhum comentário:

Postar um comentário