> TABOCAS NOTICIAS : Coronavírus: Por que o Peru não consegue conter a covid-19, apesar de quarentena e investimentos

terça-feira, 26 de maio de 2020

Coronavírus: Por que o Peru não consegue conter a covid-19, apesar de quarentena e investimentos

Pierina Pighi Bel - @PierinaPighi - BBC News Mundo
Esse cenário é explicado, em parte, porque o Peru aplicou mais testes de rastreamento de covid-19 que outros países da América Latina com uma população maior - mas isso, por si só, não explica o número de infecções no Peru.

O Peru foi um dos primeiros países da América Latina a colocar seus cidadãos em quarentena para tentar conter a disseminação do novo coronavírus.

Em 16 de março, o governo decretou estado de emergência sanitária, fechou as fronteiras, ordenou que as pessoas saíssem apenas para tarefas essenciais, como comprar alimentos e remédios, e decretou toque de recolher em momentos diferentes em todas as cidades.

Desde então, a quarentena foi estendida cinco vezes. O presidente, Martín Vizcarra, anunciou na sexta-feira (22/05) a extensão mais recente e mais longa da quarentena (e da emergência sanitária), que ficará em vigor até 30 de junho. Ao mesmo tempo, algumas atividades econômicas serão retomadas.

Muitos especialistas e cidadãos peruanos aplaudiram em março a rapidez das medidas e os pacotes econômicos para ajudar as pessoas afetadas pela paralisia da economia.

Até agora, 80% dos cidadãos aprovam a gestão de Vizcarra, de acordo com uma pesquisa realizada em maio pela consultoria Ipsos Apoyo. LEIA MAIS AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário