Ao longo do ano passado, diversos relatórios apontavam aumento nos índices de desmatamento na Amazônia. Agora, um relatório inédito mostra que 99% desse desmatamento foi ilegal.
O documento em questão é o Mapbiomas, uma iniciativa que reúne diversas entidades, como ONGs e empresas de tecnologia. Segundo reportagem do Fantástico, ele analisa todos os alertas de desmatamento gerados por satélites de várias fontes e chegou a 56 mil pontos de desmatamento em todo o país.
O crime ambiental atingiu todos os biomas do Brasil, mas o Cerrado e a Amazônia sofreram os maiores impactos. De acordo com a publicação, do total de alertas, 11% foram registrados em unidades de conservação e quase 6% em terras indígenas.
"99% de todo o desmatamento que aconteceu no Brasil não é regular: não tinha autorização ou estava em áreas que jamais poderiam ter sido desmatadas. Em outras palavras, a gente poderia dizer que são ilegais", disse o pesquisador ouvido pela reportagem do programa exibido na noite desse domingo (24), na TV Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário