> TABOCAS NOTICIAS : No epicentro de pandemia, campeonato na Itália pode retornar em maio; Espanha também planeja

quinta-feira, 2 de abril de 2020

No epicentro de pandemia, campeonato na Itália pode retornar em maio; Espanha também planeja

Foto: Reprodução / Twitter / UEFA Champions League
Mesmo sendo o atual epicentro da pandemia do novo coronavírus, a Itália planeja retomar as suas competições esportivas em 20 de maio ou início de junho. A hipótese foi levantada por Gabriele Gravina, presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC), que estuda as opções disponíveis para continuar os campeonatos.

"É uma emergência única, que afetou todos os setores. Mas, assim que for superada, devemos avançar e o futebol está pensando em como retomar a competição. A prioridade absoluta é terminar o campeonato. Até 18 de abril, deve haver isolamento total. A hipótese é começar em 20 de maio ou, como última opção, no início de junho, terminar em julho", afirmou Gravina, segundo o Globo.

Gravina vê pouca viabilidade de estender as competições até agosto, porque, segundo ela, isso comprometeria o desenvolvimento da próxima temporada. Ela também excluiu a possibilidade de entregar o título à Juventus, atual líder da competição.

"Fala-se até de terminar em agosto e setembro, mas enfatizei que não quero arriscar arruinar outra temporada para salvar esta. Hoje ninguém pode fazer previsões, mas a programação é uma obrigação", declarou.

A Série A está suspensa desde 9 de março devido à pandemia, que causou mais de 13 mil mortes e tem 110 mil infectados na Itália.

A La Liga também está se preparando para voltar a competir e já enviou aos clubes um protocolo de ação que eles deverão seguir durante a pandemia do novo coronavírus. O arquivo tem 19 páginas com medidas divididas em três estágios, segundo o 'El País'.

No primeiro, treinamento individual dos atletas; portanto, enquanto tudo progredir bem e não houver infecções, ele evoluirá para treinamento em grupos de oito jogadores. E depois, em um grupo com os técnicos e já com a bola.

A ideia é garantir a segurança e saúde dos jogadores, suas famílias, treinadores e dirigentes. Além disso, os clubes trabalharão com um mínimo indispensável de funcionários. E haverá desinfecções constantes das ferramentas utilizadas e das instalações. 

O isolamento será realizado em regime de concentração (no qual somente pessoal autorizado pode entrar) e contempla 15 dias de treinamento, com testes 72 horas antes dos treinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário