> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Protetores faciais produzidas pela Rede UniFTC beneficiam profissionais de saúde e de segurança

quarta-feira, 29 de abril de 2020

ITABUNA-BA: Protetores faciais produzidas pela Rede UniFTC beneficiam profissionais de saúde e de segurança

Lotes destes EPIs serão entregues ao Hospital de Base e Hospital da Costa do Cacau. 
Mantendo ininterrupto o processo de produção desde o último dia 18 de março, a Faculdade UniFTC de Itabuna realizou a doação de mais três lotes de protetores faciais, usados por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais de saúde e de segurança pública que estão atuando no combate ao novo Coronavírus (Covid-19) nas cidades de Itabuna e Ilhéus, os dois principais municípios do Sul da Bahia e que sofrem os mais graves efeitos da pandemia na região. Nesta semana, a Faculdade concluirá a fabricação das primeiras 300 unidades. A iniciativa faz parte do Movimento do Bem implementado pela UniFTC em todas as unidades da Rede de Ensino, visando promover ações focadas na prevenção, na solidariedade e na promoção da saúde diante da pandemia mundial da Covid.

Até o momento já foram entregues lotes de máscaras para a secretarias municipais de Saúde (Sesau) de Itabuna e Ilhéus, à Sociedade de Anestesiologia do Estado da Bahia (SAEB), bem como ao Serviço Móvel de Urgência (SAMU 192) e à Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Atendendo à solicitação formulada pelo coordenador regional da Polícia Civil, delegado André Aragão, a direção da Faculdade também fez a doação de protetores faciais que estão sendo utilizados por policiais civis lotados no Plantão Central e Delegacia de Homicídios, os quais, respetivamente, fazem atendimento direto ao público e levantamentos cadavéricos.

Nesta quinta-feira (30), dois novos lotes serão entregues ao Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães (Itabuna) e ao Hospital Regional da Costa do Cacau (Ilhéus). A produção está sendo feita no Espaço UniFTC Maker, laboratório de fabricação que possui a impressora 3D, utilizada na confecção das máscaras faciais e de outros projetos disponibilizados por diversos Fablabs do Brasil. O equipamento, que é um dos itens dentre os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), tem gerado uma demanda reprimida no mercado mundial, diante da pandemia da COVID-19, e grande preocupação dos organismos internacionais diante da urgente necessidade de reduzir o risco de contaminação dos profissionais de saúde.

Ao receber no Campus 2 da Faculdade os representantes das instituições para proceder a doação, o diretor da UniFTC Itabuna, Professor Kaminsky Mello Cholodovskis, explicou que a iniciativa de colocar o Espaço Maker para produzir os protetores faciais partiu da compressão institucional quanto a responsabilidade social diante de uma realidade que inquieta a todos. “Por sermos uma Instituição de Ensino, disseminadora e produtora de conhecimentos, não podíamos ficar parados sabendo que a tecnologia que possuímos poderia ser útil à sociedade num momento tão crucial que estamos atravessando”, disse Cholodovskis.

Agradecendo a iniciativa da Instituição de Ensino, o diretor de Planejamento da Sesau de Ilhéus, Alberto de Araújo Júnior enfatizou a importância dos equipamentos para o momento crucial que a saúde ilheense e da região está enfrentando por conta do novo Coronavírus. “Muitos dos contaminados pela Covid-19 em nosso município são profissionais de saúde que estão no fronte, atuando diretamente no combate à doença. Então, chega em muito boa hora a doação destes protetores faciais que, com certeza, vão nos ajudar muito no enfrentamento desta pandemia. A nossa gratidão à Rede UniFTC que demonstra com essa iniciativa seu compromisso a sociedade”, afirmou.

Já o representante da SAEB e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, o médico Paulo Medauar destacou a essencialidade das máscaras para os profissionais médicos de sua categoria. “Nós trabalhamos muito próximo à face do paciente, tendo um grande risco de sermos infestados. Portanto, essas EPIs, chamadas ‘face shields’, para nós profissionais de saúde são imprescindíveis por ampliar a proteção e, consequentemente, reduzir a possibilidade de contaminação”, elucidou o médico anestesiologista.

Para a fabricação das máscaras faciais, a Faculdade está investindo na aquisição de filamentos, utilizados na impressora 3D para a produção das bases que servem de suporte, bem como na compra de lâminas de acrílico que é usado na parte frontal dos protetores. A produção das EPIs é supervisionada pela Gerência de Laboratórios da Rede UnFTC, com a atuação do analista de Tecnologia da Informação, Ewerton Santos, e o estudante do 9° semestre de Engenharia Civil, Guilherme Dantas, que dominam a tecnologia de impressão em 3-D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário