> TABOCAS NOTICIAS : Cidades do interior reabrem comércio mesmo com crescimento de casos na Bahia

terça-feira, 7 de abril de 2020

Cidades do interior reabrem comércio mesmo com crescimento de casos na Bahia

Imagem ilustrativa
Na contramão das orientações do governo do estado e de muitas prefeituras, como a de Salvador, que vêm suspendendo viagens intermunicipais e fechando escolas e outros estabelecimentos, algumas cidades do interior baiano decidiram reabrir seus comércios nesta semana.

Entre as cidades que decidiram pela reabertura de lojas estão Eunápolis, Barreiras, Valente e Vitória da Conquista, que acabou revogando o decreto de reabertura.

Na terceira maior cidade do estado, que tem seis casos confirmados da doença, o comércio amanheceu aberto, mas após reunião à tarde, o prefeito Herzem Gusmão (MDB) voltou atrás e suspendeu a reabertura. Uma nova reunião está marcada para o fim de semana, para reavaliar a decisão.

De acordo com a Prefeitura, o comércio de produtos não essenciais vai permanecer fechado, com o objetivo de evitar grandes aglomerações e diminuir a circulação de pessoas.

Entre os moradores, o receio é quase unânime. “A maioria das pessoas está com medo, não quer sair de casa, ou evita ao máximo. Mas tem uns mais irresponsáveis, que querem que abra até bar e restaurante”, comenta o autônomo Paulo Teixeira, morador de Conquista.

Em Alagoinhas, o decreto de reabertura foi revogado antes mesmo de as lojas reabrirem de fato. “A decisão foi tomada com o objetivo de intensificar as ações de enfrentamento e contingenciamento à covid-19 na cidade e também atende a posicionamentos contrários do Ministério Público, Comitê de Saúde da Câmara Municipal e da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab)”, informou a nota da Prefeitura. Na cidade, o comércio seguirá fechado pelo menos até o dia 15 deste mês. Mais em https://blogdovalente.com.br/cidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário