Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) precisam ficar de olhos bem abertos com as diversas modalidades de golpes que vem sendo aplicados em todo o país. Nem mesmo quem recebe o BPC/Loas fica de fora da lista negra dos criminosos.
Não é de hoje que os aposentados e pensionistas são vítimas de golpes que buscam roubar o dinheiro dos benefícios que eles recebem. Os golpistas enviam mensagem por cartas, e-mail, telefone e WhatsApp. O objetivo é um só: aplicar golpe nos segurados do INSS. Entenda como funciona.
Mensagem do mal
As mensagens enviadas pelos golpistas são sempre impactantes e mexem diretamente no benefício. No texto, eles pedem ao aposentado ou pensionista para entrar em contato por um número de telefone para atualizar os dados, caso contrário, perderá o benefício. Após essa notícia, a primeira reação do beneficiário é entrar em contato com o número informado na mensagem.
Durante a ligação os golpistas envolvem o segurado com um bom papo e arrancam informações sobre senha, CPF e número de cartões de crédito e débito, o que possibilita aos golpistas realizar compras em lojas, principalmente pela internet, e até mesmo tomar empréstimos bancários sem o conhecimento do beneficiário.
O aposentado Ulisses Souza, foi um dos beneficiários que recebeu a mensagem. Ele entrou em contato com a reportagem e fez um alerta aos beneficiários do INSS para não cair no golpe. “Eu recebi um WhastApp dizendo que eu tinha que telefonar para um número. Dizia que o Beneficio foi bloqueado e tinha que ligar para confirmar os dados”, disse ele.
Não para por aí:
Recentemente, a Secretaria de Previdência do Ministério da Economia alertou a população sobre golpes praticados por fraudadores que se passam por representantes do órgão. Veja abaixo os 5 golpes listados pela Previdência Social.
Golpe 1 – Há situações em que os fraudadores enviam documentos a segurados se passando por uma falsa “Auditoria Geral Previdenciária”, convocando-os a uma “Chamada para Resgate”. Segundo o documento, os segurados teriam direito a resgate de valores devidos a participantes de carteiras de pecúlio que teriam sido descontados da folha de pagamento como aposentadoria complementar. Mais em http://jornaltabloide.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário