Com a aprovação da reforma da Previdência, mulheres precisarão de 62 anos para se aposentar e homens 65. Um dos argumentos a favor das mudanças é que parte da população consegue se aposentar mais jovem, na faixa dos 50 anos, deixando de contribuir e pesando no rombo dos gastos públicos. Mas existirão vagas de trabalho para essa parte da população que ficará mais alguns anos no mercado?
Empresas resistem em manter mais velhos, diz professor O professor George Sales, da Faculdade Fipecafi, afirma que hoje as empresas têm uma resistência maior a empregar pessoas acima dos 50 anos, principalmente por vê-los como profissionais mais caros, com maior dificuldade de se adaptar a novas tecnologias e por, em tese, produzirem menos conforme se aproximam da aposentadoria. Mas Sales acredita que, no futuro, essa mentalidade tenderá a mudar, conforme crescer a necessidade de contratação de pessoas mais velhas.
Brasil terá menos jovens O professor Hélio Zylberstajn, da Faculdade de Economia e Administração da USP, não vê motivos para preocupação com a falta de emprego no futuro para quem está nessa faixa etária. “A razão é muito simples: a população está envelhecendo. A quantidade de idosos está aumentando muito mais rapidamente do que a quantidade de jovens”, afirma. “Penso que a própria tendência demográfica da população vai mostrar para as empresas que elas vão precisar prolongar as carreiras dos trabalhadores.” Leia tudo em http://jornaltabloide.com/reforma-exige-mais-tempo-para-se-aposentar-mas-terei-emprego-aos-60-anos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário