Até a próxima segunda-feira (16), jornalistas com idade entre 25 e 38 anos podem candidatar-se a uma das bolsas de trabalho do Internationale Journalisten-Programme (IJP) para trabalhar em um veículo de comunicação, na Alemanha, recebendo uma bolsa no valor de 3.600 euros.
O programa tem dois meses de duração e busca jornalistas para atuar como correspondentes temporários para suas redações brasileiras. Para tanto, um dos critérios da seleção é que o candidato já atue profissionalmente no Brasil de modo integral ou como colaborador em algum meio de comunicação.
Além disso, o candidato precisa ter conhecimento da língua alemã (comprovado por teste de fluência) ou, em casos excepcionais, apenas fluência em outros idiomas podem ser suficientes. Mais informações podem ser encontradas diretamente no site do IJP ou consultando o edital em PDF.
A bolsa de trabalho é ofertada para jornalistas da América Latina desde 1997. Nesta edição, os veículos que devem receber os jornalistas brasileiros são: Deutsche Welle, dpa, EFE, Berliner Zeitung, Der Freitag, Handelsblatt, taz, Tagesspiegel, Süddeutsche Zeitung, Die WELT e ZDF.
Como participar
Os profissionais interessados devem enviar um e-mail com as candidaturas para o setor de imprensa da Embaixada da Alemanha, em Brasília, ou ao Consulado da Alemanha mais próximo do local onde o candidato reside (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre ou Recife), até o próximo dia 16 (segunda-feira).
A inscrição deve incluir um só arquivo, em formato PDF, constando os seguintes documentos:
– Currículo de preferência em alemão. A organização solicita que o candidato ateste as competências profissionais exigidas, anexando diplomas e certificados.
-Carta de preferência em alemão, mas, caso não seja possível, escrever em inglês explicando três pontos: motivo pelo qual deseja participar do programa, interesse na Alemanha e em qual veículo quer ser atribuído (todos devem ser sediados em Berlim).
– Três cópias de produções autorais. Se o jornalista for de rádio ou televisão é possível anexar links direcionando para o conteúdo.
– Carta (em português) de recomendação do redator-chefe do veículo em que o jornalista trabalha. No texto deve conter a descrição da capacidade profissional do candidato e autorização expressa de que ele pode participar do programa.
– Três ideias de pautas possíveis de serem realizadas na Alemanha. Não é necessário que o assunto seja atual.
Para mais informações sobre bolsas de estudo, acesse o site do Educa Mais Brasil.
Agência Educa Mais Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário