A Alemanha deu um passo importante na transformação do conceito atual de rodovias ao inaugurar este ano uma estrada elétrica, a eHighway.
O primeiro trecho, inaugurado ao sul de Frankfurt, com 10 quilômetros de extensão, tem cabos elétricos para os caminhões se conectarem e carregarem as baterias enquanto viajam.
Nela, um caminhão híbrido, se ficar sem eletricidade, pode recarregar as baterias pelo sistema de cabos, sem necessidade de parar.
A tecnologia também está sendo testada na Suécia e em Los Angeles, Estados Unidos, mas em trechos mais curtos.
Siemens
A responsável é a empresa de engenharia Siemens AG, que usa tecnologia semelhante à de trens e bondes.
Nela, os caminhões se conectam a linhas de transmissão e conseguem manter uma velocidade constante, garantindo um tráfego estável.
Caso ele se depare com um veículo mais lento na eHighway, ele pode se desacoplar, ultrapassar e acoplar novamente em seguida.
Quando o segmento elétrico chega ao fim, o caminhão pode continuar o trajeto com independência.
Segundo a empresa Siemens, o sistema eHighway “combina a eficiência do trilho elétrico com a flexibilidade do transporte”.
Menos poluição
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