> TABOCAS NOTICIAS : Por acidente, estagiária descobre supercola feita com bagaço de cana em centro de pesquisa brasileiro

domingo, 8 de julho de 2018

Por acidente, estagiária descobre supercola feita com bagaço de cana em centro de pesquisa brasileiro

Felipe Souza - Da BBC News Brasil em São Paulo**Da BBC News Brasil, em São Paulo**Divulgação/CNPEM
Cola inventada por duas pesquisadoras é feita com látex, bagaço de cana e lignina

"Gente, está muito difícil tirar essa fórmula dos equipamentos. Eu tento lavar, mas fica tudo grudado nas hélices". Foi assim que Naima Orra, na época estagiária do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, identificou uma textura pegajosa, que se tornou depois de um mês de pesquisa uma cola atóxica feita a partir de bagaço de cana-de-açúcar e materiais descartados por empresas de celulose.

Depois de ouvir o relato de Orra, a pesquisadora do Laboratório Nacional de Nanotecnologia Rubia Figueiredo Gouveia decidiu orientar a estagiária em uma pesquisa específica para aprimorar o estudo e criar uma nova cola. Um mês depois, as duas chegaram à fórmula final, patenteada no Brasil este ano. A cola sustentável brasileira poderá ser registrada no exterior em 2019 sob a autoria das duas pesquisadoras - Naima Orra, hoje, faz mestrado na França.

Caso a patente seja comercializada, metade do dinheiro arrecadado será destinado ao fundo de inovação da organização social CNPEM; os outros 50%, divididos entre as inventoras.

Além de ter a mesma eficiência de outras colas já comercializadas atualmente, a nova fórmula é feita a partir da simples mistura de três ingredientes: látex, nanocelulose e lignina. Leia mais em: https://noticias.bol.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário