Foto: iStock
O Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou uma resolução que aprova a realização de ozonioterapia no Brasil, apenas em caráter experimental. A medida reforça a proibição aos médicos de prescreverem procedimentos desse tipo fora dos padrões estabelecidos pelo CFM.
De acordo com nota enviada pela entidade, o desrespeito à norma pode levar à abertura de sindicâncias e mesmo de processos éticos-profissionais contra os infratores. A decisão do CFM veio após a análise de uma série de estudos e trabalhos científicos sobre o tema.
Para o relator da Resolução, conselheiro Leonardo Luz, os trabalhos são ainda incipientes e não oferecem aos médicos e aos pacientes a certeza de que a ozonioterapia é eficaz e segura. O CFM entendeu que "seriam necessários mais estudos com metodologia adequada e comparação da ozonioterapia a procedimentos placebos, assim como estudos comprovando as diversas doses e meios de aplicação de ozônio".
A ozonioterapia é uma técnica que utiliza a aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio, por diversas vias de administração, com finalidade terapêutica. As principais são: endovenosa, retal, intra-articular, local, intervertebral, intraforaminal, intradiscal, epidural, intramuscular e intravesical. BN
Máfia da medicina no Brasil atuante... Em outros países isto já é usado com sucesso. Minha opinião
ResponderExcluir