Disputado por 20 clubes em formato de pontos corridos, o Brasileirão é o terceiro campeonato mais competitivo do mundo. Pelo menos é essa a conclusão da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), que adotou como critério os desempenhos dos cinco melhores times de cada país em torneios nacionais e internacionais.
Apenas a Liga Espanhola e o Campeonato Inglês estão à frente do principal torneio brasileiro, em um ranking com 90 ligas de diversos países. A organização com sede na Suíça leva em conta o período entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2017.
Os desempenhos de Grêmio, campeão da Libertadores, e Flamengo, finalista da Sul-Americana, pesaram para que o Brasileirão tenha ficado à frente de ligas com maior poder de investimento, como a francesa e a italiana.
O Campeonato Português, dos gigantes Benfica, Porto e Sporting, aparecem apenas na 16ª colocação após um ano sem grande protagonismo em competições europeias. A Holanda, mesmo com a ida do Ajax à final da Liga Europa, está apenas na 22ª posição entre os campeonatos nacionais, enquanto o Campeonato Chinês, que tem gastado quantias astronômicas para levar grandes estrelas, aparece só na 38ª colocação da lista. A MLS, liga norte-americana, ocupa o lugar de número 53. G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário