Se, em algum momento da sua vida, você acabar precisando de uma bomba cardíaca, como um dispositivo de assistência ventricular (VAD), notará muito rapidamente que há um cabo que liga você à bomba e à bateria.
Mas essa situação desconfortável é uma técnica do passado. Recentemente, cientistas da Austrália produziram um sistema sem fio para carregar os VADs, reduzindo também as chances de infecção no processo. VADs são dispositivos mecânicos de suporte cardíaco utilizados quando o coração de um paciente não pode bombear adequadamente. Geralmente, eles são usados enquanto um paciente espera um transplante de coração ou se recupera de uma cirurgia cardíaca.
Embora não haja dúvida de que esses dispositivos salvem muitas vidas, há uma boa chance de estarem subutilizados.“O US National Institute of Health estima que até 100.000 pessoas poderiam se beneficiar imediatamente com os VADs”, diz Mahinda Vilathgamuwa, engenheira de energia da Queens and University of Technology (QUT). “No entanto, devido ao risco associado a esses dispositivos, comparativamente poucos VADs são implantados e, infelizmente, muitas pessoas sucumbiram à doença cardíaca”. LEIA TUDO AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário