> TABOCAS NOTICIAS : ITIÚBA-BA: Por causa da seca, produtor adapta suporte com madeira e cordas para sustentar vaca debilitada

quinta-feira, 29 de junho de 2017

ITIÚBA-BA: Por causa da seca, produtor adapta suporte com madeira e cordas para sustentar vaca debilitada

Vaca é sustentada por suporte de madeira com cordas em Itiúba | Foto: José dos Santos/Arquivo pessoal
Criadores de gado de Itiúba, na região norte da Bahia, enfrentam dificuldades para manter os animais vivos por conta da seca prolongada que atinge a região. Com a cidade em situação de emergência com a seca, um dos produtores rurais só consegue manter uma das vacas que cria em pé sustentada por um suporte de madeira com cordas. 

Com a estiagem, os pastos e açudes ficam secos e o gado não encontra água para beber e nem alimento – alguns têm somente palma para comer. Assim, os animais ficam bastante debilitados e muitos sequer conseguem se sustentar sozinhos em pé.

Açude secou com estiagem prolongada em Itiúba | Foto: José dos Santos/Arquivo pessoal
Itiúba é um dos 212 municípios baianos que estão em situação de emergência pela seca, conforme a Superitendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec). Conforme o órgão, mais de 4 milhões de pessoas são afetadas, 36 mil somente em Itiúba. 

Os decretos de emergência permitem que as prefeituras solicitem apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) para ações de socorro e assistência à população, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas atingidas.  Do Portal NS

Nenhum comentário:

Postar um comentário