Em comunicado interno no qual o bahia.ba teve acesso, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) emitiu um alerta epidemiológico às unidades sobre a “doença misteriosa”.
A secretaria informou que o “quadro apresentado pelos pacientes é compatível com uma variante da Síndrome da Mialgia Epidêmica também conhecida como “Doença de Bornhoim”.
“A dor muscular é causada por uma infecção viral e afeta a parte superior do abdômen e do tórax inferior. Ela é caracterizada como espasmódica e desenvolve-se de repente, piorando a cada movimento e respiração profunda, causando falta de ar para o individuo afetado”, diz um trecho, que deixa claro que os casos não tiveram comprometimento respiratório”. A Doença de Bornhoim pode ser por meio de pessoa para pessoa, através de gotículas ou objetos contaminados.
A Sesab pede para notificar a secretaria em caso de o paciente “apresentar fortes dores em região cervical e do trapézio, de inicio súbito, seguido de dores musculares intensas nos braços ou dorso, ou coxas ou panturrilhas, sem causa aparente”.
Tratamento – Não há tratamento especifico para a doença, informa a Sesab, que recomenda exame para dosagem de creatinofosfoquinase ou TGO para observação de aumento das enzimas musculares. Do Portal Interior da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário