Com a decisão tomada pelo Plenário da Câmara nesta segunda-feira (12/9), o peemedebista Eduardo Cunha (RJ) tornou-se o 29º deputado federal a perder o mandato desde 1987 – ano de ínicio da primeira legislatura na Casa após o fim do regime militar. O PMDB, aliás, é o partido com mais nomes na lista de deputados que perderam o mandato. Agora com Cunha, a sigla soma sete parlamentares. Na sequência, aparece o PTB, com cinco perdas de mandato. As informações são do Correio Braziliense.
Assim como aconteceu com o ex-presidente da Câmara, a maioria dos deputados (18) teve o mandato cassado pelos colegas em Plenário. Outros 11 tiveram o tempo de legislatura abreviados por decisão da Mesa Diretora da Casa.
Além dos 29 titulares que perderam o mandato, Féres Nader (PTB/RJ) perdeu a qualidade de suplente em 1994 por decisão do Plenário. No mesmo ano, o deputado Paulo Ramos (PDT/RJ) foi condenado a perda de mandato, mas apenas por cinco dias. Mais recentemente, em 2011, Chico das Verduras (PRP/RR) perdeu seu mandato na Casa, mas o recuperou graças a uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Confira a lista dos deputados que perderam o mandato desde 1987: Leia Mais »
Nenhum comentário:
Postar um comentário