> TABOCAS NOTICIAS : Wikileaks diz que Michel Temer atuou como informante dos EUA

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Wikileaks diz que Michel Temer atuou como informante dos EUA

AFP*Evaristo Sá/AFP
13.mai.2016 - Presidente interino Michel Temer (PMDB) comanda primeira reunião ministerial no Palácio do Planalto, em Brasília; nesta sexta, o WikiLeaks, site que vaza documentos sigilosos, disse que Temer atuou como informante dos EUA

Brasília, 13 Mai 2016 (AFP) - O novo presidente interino Michel Temer se reuniu ao menos duas vezes em 2006 com funcionários da embaixada dos Estados Unidos no Brasil para comentar a situação política e as possíveis alianças eleitorais, revelou nesta sexta-feira o site WikiLeaks.

Temer, na época deputado e presidente do PMDB, considerava que a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva havia criado uma "enorme esperança" na população, mas ao mesmo tempo pensava que seu desempenho na presidência havia sido decepcionante, razão pela qual avaliava a possibilidade de que seu próprio partido político lançasse um candidato.

Também cogitava fazer uma aliança eleitoral com o PT caso uma candidatura própria não fosse viável.

As declarações de Temer estão reunidas em um arquivo "sensível", mas não classificado, do Departamento de Estado dos Estados Unidos, com data de 11 de janeiro de 2006.

Ao publicar estes documentos, o WikiLeaks identificou Temer em sua conta do Twitter como um "informante de inteligência" dos Estados Unidos.

Segundo os arquivos, Temer criticava Lula por sua "visão estreita" e pela "ênfase excessiva nos programas sociais que não promovem o crescimento e o desenvolvimento econômico".

Em sua conversa, Temer afirma, inclusive, que "alguns líderes do PT roubaram as finanças públicas, não para seu benefício pessoal, mas para ampliar o poder do partido".

Outro documento diplomático publicado também pelo WikiLeaks e com data de 21 de junho de 2006 identifica o cônsul-geral como o interlocutor de Temer nestas reuniões.  Leia mais em: http://zip.net/bhthfv

Nenhum comentário:

Postar um comentário