Felipe Amorim*Do UOL, em Brasília//Dida Sampaio - 19.mai.2016/Estadão Conteúdo
O deputado e presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), depõe no Conselho de Ética
O parecer final no processo contra o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no Conselho de Ética da Câmara foi entregue na manhã desta terça-feira (31) pelo relator, deputado Marcos Rogério (DEM-RO).
A conclusão de Rogério sobre as acusações contra o peemedebista, como a eventual punição que será pedida ao conselho, serão mantidas em sigilo até a leitura do parecer em reunião da comissão que ainda será marcada.
Aliados de Eduardo Cunha têm pressionado o relator para que ele defenda uma pena mais branda que a cassação, como a suspensão das prerrogativas parlamentares. Essa possibilidade levaria ao afastamento definitivo de Cunha da presidência da Câmara, mas preservaria seu mandato de deputado.
Rogério já afirmou que limitou o relatório à possibilidade de punir Cunha apenas pela "omissão relevante" de bens do deputado, o que deve restringir o parecer à acusação de que o peemedebista teria mentido à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras quando disse, em março de 2015, não possuir contas no exterior.
Posteriormente a Procuradoria-Geral da República confirmou a existência de contas na Suíça ligadas ao deputado e seus familiares. Leia mais em: http://zip.net/bftlvc
Nenhum comentário:
Postar um comentário