> TABOCAS NOTICIAS : Ministro da Transparência aparece em áudio suspeito contra Lava Jato

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Ministro da Transparência aparece em áudio suspeito contra Lava Jato

Em Brasília*Pedro Ladeira/Folhapress
Em conversa gravada, Fabiano Silveira faz críticas à Operação Lava Jato

O Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical) defendeu nesta segunda-feira (30), em nota divulgada à imprensa, a exoneração do novo ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira. Segundo o sindicato, Silveira "demonstrou não preencher os requisitos de conduta para estar à frente de um órgão que zela pelo combate à corrupção".

Em novas gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado e exibidas ontem pelo "Fantástico", da TV Globo, Silveira participa de reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e Machado.

Na conversa gravada, o ministro faz críticas à Operação Lava Jato, além de orientar Renan sobre formas de enfrentar as investigações. Para a Unacon Sindical, as gravações "exigem respostas rápidas e assertivas" do presidente em exercício, Michel Temer.

"O Sr. Fabiano Martins Silveira, ao participar de reuniões escusas para aconselhar investigados na Operação Lava Jato, bem como ao fazer gestões junto a autoridades e órgãos públicos a fim de apurar denúncias contra seus aliados políticos, demonstrou não preencher os requisitos de conduta necessários para estar à frente de um órgão que zela pela transparência pública e pelo combate à corrupção", diz a nota do sindicato.

A entidade avalia ainda que as alterações introduzidas na Controladoria-Geral da União (CGU) "tiveram por objetivo enfraquecer a atuação do órgão, com a implosão de sua identidade institucional, o esvaziamento de suas prerrogativas e a ingerência política sobre os acordos de leniência".

O Unacon Sindical termina a nota afirmando que "exige a imediata exoneração" de Fabiano Silveira do cargo e a revogação dos dispositivos que promoveram mudanças na CGU. Servidores protestam em frente ao órgão em Brasília, desde o início da manhã desta segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário