> TABOCAS NOTICIAS : Previdência: Mudanças devem ser graduais e não há razão para desespero

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Previdência: Mudanças devem ser graduais e não há razão para desespero

Diante das possíveis alterações previstas pelo presidente Michel Temer na Previdência, muitos trabalhadores na faixa dos 50 anos, que estão perto da aposentadoria, têm se preocupado.

No entanto, especialistas apontam que a criação de uma idade mínima para a aposentadoria, entre outras medidas do pacote da reforma previdenciária, devem levar algum tempo até serem aprovadas e, quando forem postas em vigor, não atingirão todos os trabalhadores.

Após a aprovação, quem já tiver cumprido o tempo mínimo de contribuição exigido antes da mudança não será afetado. Trabalhadores que já cumpriram parte do período podem cair numa regra de transição, que deve durar entre 5 e 10 anos.

Em 1999,quando surgiu o fator previdenciário, o período de transição durou cinco anos. Nesse prazo, o desconto foi um pouco menor para pessoas que estavam a cinco anos de se aposentar.

Especialistas consultados pelo jornal Folha de S. Paulo recomendam planejamento para quem ainda tem muitos anos de trabalho pela frente. O trabalhador pode investir num plano de previdência particular ou outras aplicações de longo prazo.

Os autônomos devem contribuir ao INSS com percentual proporcional à renda que recebem - dessa forma, os ganhos da aposentadoria serão próximos aos do salário. Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário