> TABOCAS NOTICIAS : Mais ações são necessárias para reverter epidemia de tabagismo nas Américas, diz OMS

domingo, 22 de maio de 2016

Mais ações são necessárias para reverter epidemia de tabagismo nas Américas, diz OMS

Muitos países das Américas, entre eles o Brasil, têm tido progressos na implementação de políticas para controle do tabaco com o objetivo de reduzir o sofrimento e mortes em decorrência de seu uso. No entanto, ainda há muito a ser feito para impedir a propagação do produto, que mata cerca de 1 milhão de pessoas por ano na região.

Essa é a conclusão do relatório sobre o Controle do Tabaco para a Região das Américas 2016, divulgado na quarta-feira (18) pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). O documento delineou o retrato mais atualizado da epidemia de tabagismo em 35 Estados-membros, dez anos depois de a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da OMS ter entrado em vigor.

Segundo o relatório, apenas metade da população das Américas (habitantes de 17 de 35 países) está totalmente protegida contra os efeitos nocivos do fumo por leis que exigem ambientes livres de tabaco. O Brasil está entre os países que proíbem totalmente o cigarro em locais públicos fechados e de trabalho, bem como no transporte público.

O relatório também observou que avisos gráficos sobre os efeitos nocivos do tabaco são obrigatórios em 16 países (que representam 58% da população das Américas), enquanto apenas cinco países (com 27% da população da região) proíbem a publicidade, promoção e patrocínio ao tabaco — entre eles o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário