A grande maioria dos brasileiros não troca de local de compras mesmo que esteja pagando mais caro pelos produtos. É o que mostra pesquisa do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) obtida com exclusividade pela Folha. De acordo com o levantamento, realizado em dezembro do ano passado, apenas 24% dos consumidores trocam de supermercado por causa do preço. Além disso, a grande maioria (51,1%) não pesquisa preço antes de comprar.
A pesquisa indica ainda que, ao comprar, quatro em dez não tentam barganhar desconto e apenas 20,4% costumam guardar dinheiro para comprar os produtos à vista. "Isso reforça a ideia de comodismo. O consumidor está acostumado com aquele local e não troca, mesmo que isso signifique pagar mais", avalia José Vignoli, educador financeiro do SPC Brasil. "Hoje há várias formas de pesquisar preço, a própria internet ajuda. As vendas estão ruins, o que abre espaço para barganhar desconto. E mesmo assim ele não pechincha", complementa.
Por não pesquisar o preço, o consumidor fica muito à mercê do que ele chama de "achismo". "Ele acha que está barato, mas se baseia em suas memórias, e não em fatos concretos. Acaba fazendo bobagem por causa disso", diz o educador financeiro. *A Folha
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