> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO SURPREENDEM NA LAVAGEM DO BECO

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

ITABUNA-BA: ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO SURPREENDEM NA LAVAGEM DO BECO

Conselheiros municipais do CMDCA fiscalizam circuito da festa e orientam pais com crianças
“Enquanto muitos se divertem, a Prefeitura de Itabuna trabalha, e trabalha muito.” A frase é do presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), uma das instituições do município envolvidas na organização da 37ª edição da Lavagem do Beco do Fuxico, que aconteceu no último sábado (23) com grandes novidades, entre elas, a extensão do circuito da folia até as avenidas Aziz Maro
​ e Mário Padre, no bairro da Conceição.

O trabalho feito em parceria com a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Transporte e Trânsito (SETTRAN), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), e que envolveu também a Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal, Juizado da Infância e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) deu conta de uma das edições mais tranquilas e mais pacíficas da festa, para não dizer que foi a mais tranquila e a mais pacífica, mesmo porque, segundo dados da própria PM, não houve um registro sequer de situação de violência.
A Avenida do Cinquentenário foi o trecho que serviu de conexão para a nova área da festa que foi prolongada
Os trabalhos de organização foram acompanhados de perto pelos diretores dos blocos desde o mês de novembro. E o resultado não poderia ter sido outro, senão a festa memorável que ficará registrada para sempre na história da cidade.

A Prefeitura de Itabuna e a FICC ainda enfrentaram alguns contratempos, todos superados com a leveza de quem sabe que a festa que acontece por iniciativa e vontade do povo não tem sobressaltos. Dos problemas enfrentados, o maior deles seria como manter vivo o ícone-símbolo da festa sem o seu ingrediente principal: “a água”. Como fazer uma festa que se chama “Lavagem do Beco” se a cidade está enfrentando escassez de água? Simbolicamente, a própria prefeitura sempre se encarregou, através da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA), de providenciar os carros-pipas que sempre refrescaram o povo alegre e animado.
A Polícia Militar garantiu a paz e a tranquilidade da festa
Sem água, sem carros-pipa, a chuva que começou a cair nos últimos dias em Itabuna persistiu no dia da Lavagem e fez valer a sentença de que a 37ª edição da festa mais bonita de Itabuna seria toda ela completa. Assim, não faltou nem a água para divertir quem esteve ao longo do percurso, organizado entre a sede da FICC na Praça Laura Conceição, passando pela Rua Duque de Caxias, entrando no Beco do Fuxico e complementado pelo novo trajeto sugerido pela Prefeitura de Itabuna, tomando-se a Avenida do Cinquentenário (contra-mão), a Praça Otávio Mangabeira, a ponte Miguel Calmon e as avenidas Aziz Marom e Mário Padre, próximo ao Espaço Cultural Josué Brandão, no bairro da Conceição.
Mais de 30 mil pessoas curtiram a Lavagem do Beco do Fuxico
Cerca de dez blocos passaram pelo circuito trazendo valores dos mais diversos da música baiana e brasileira. Entre as atrações, os grandes destaques estiveram voltados para a banda Amor a Dois (puxando o bloco Dez... Casados), Minha Banda (com o bloco As Bandidas) e Alavonté, que encerrou a festa no bairro da Conceição já na madrugada de domingo (24).
O beco mais famoso de Itabuna foi palco de mais uma edição da festa mais bonita da cidade
Em todos os pontos da folia, não faltaram sanitários químicos e estruturas elevadas utilizadas pela Polícia Militar. Também foram garantidos seis ambulâncias, um ambulatório, equipes médicas com brigadistas, ponto de apoio para as equipes de trabalho e área reservada para a imprensa, tudo em local estratégico.
Prefeitura garantiu estruturas elevadas e sanitários químicos
Wilson Jorge Ferreira, folião que saiu de Coaraci para curtir a Lavagem do Beco em Itabuna, disse que a festa, “por ter essa preocupação de uma prefeitura que privilegia as manifestações culturais da cidade, se transforma numa homenagem à paz e à alegria, sempre brindando a todos com muita diversão”, disse.
Prolongada até o Espaço Cultural área da folia foi enfeitada e recebeu iluminação especial
Para Roberto José da Silva, “a FICC sempre esteve e sempre estará numa condição de centroavante no que se refere aos apoios dados à Lavagem. Todos estão de parabéns, a prefeitura, a própria FICC, as demais secretarias envolvidas, os agentes de segurança pública, estamos felizes que a festa tenha acontecido e, mais ainda, que ela, antes de ter essa conotação de ter tido a Prefeitura como uma das co-realizadoras, receba a sua assinatura maior, que é a do povo de Itabuna. Se a festa acontece, é porque o povo quis que fosse assim”, disse Roberto, ratificando a missão da FICC de valorizar a cultura local.
Representantes da Prefeitura de Itabuna circularam por toda a extensão do circuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário