Por iG *São Paulo
Exaltado como herói por simpatizantes, juiz é responsável pelo julgamento de investigados da operação da Polícia Federal
O juiz federal: "Temos uma grande oportunidade de mudança que não podemos perder"
Apesar do que muitos pensam, a Lava Jato não vai mudar o Brasil. Quem afirmou isso não é qualquer um e, sim, o juiz federal responsável por julgar investigados na operação conduzida pela Polícia Federal. A declaração foi feita durante concorrida palestra realizada na Procuradoria da República de São Paulo, nesta sexta-feira (28).
"O que muda o País são instituições fortes. É preciso promover mudanças políticas, legislativas, culturais. A sociedade tem condições de pleitear isso, muito mais do que os agentes públicos”, disse o juiz, ressaltando a necessidade de muitas outras mudanças para que o Brasil elimine seus problemas com corrupção. “Se o caso da Lava Jato contribuir de algum modo para esse processo, ficarei feliz.”
Policiais Federais fazem apreensões durante Operação Lava Jato: temor de repetir Mãos Limpas
Para exemplificar o que disse, Moro comparou a Lava Jato à Operação Mãoes Limpas, realizada para combater a corrupção na Itália na década de 1990. Na época, mais de cinco mil pessoas foram investigadas graças, principalmente, a delações premiadas de envolvidos em regularidades.
Apesar disso, apenas 40% dos casos foram julgados, já que políticos adotaram medidas para evitar o sucesso da operação. "O retrato é de uma grande oportunidade de mudança que se perdeu", resumiu ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário