Uma idosa de 76 anos com o fêmur fraturado, depois de ser atendida na UPA de Bom Jesus da Lapa, foi removida do local na carroceria de uma caminhonete da frota da Prefeitura, ao invés de ser encaminhada a uma ambulância. O veículo, parceria entre o governo municipal, estadual e federal é destinado ao transporte de profissionais da Saúde para a zona rural do município, em campanhas de vacinação ou situações similares. As informações são do Oeste Acontece
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelio Magno Magalhães, o episódio é um fato isolado. Segundo ele, o motorista decidiu por conta própria prestar socorro à idosa e agiu sem comunicar aos superiores. “Nós só tomamos conhecimento depois que tudo ocorreu. O funcionário, que agiu sem a nossa autorização, já foi chamado e advertido. Todos sabem que nesses casos devem acionar o Samu 192”, disse o secretário. De acordo com a equipe que prestou o atendimento, o município não tem estrutura para realizar o procedimento necessário.
Mas, segundo o secretário da saúde, há cinco ortopedistas que atuam na rede de saúde. “O que tem condição de fazer aqui a gente faz, inclusive temos realizado cirurgias de fêmur. Essa paciente poderia precisar de uma UTI, um cardiologista, aí não arriscamos, pois o nosso hospital é de média complexidade”, completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário