Uma pancada na cabeça e, pronto, a pessoa se transforma em gênio. Parece coisa de desenhos, mas aconteceu na vida real.
Leigh Erceg, fazendeira nos Estados Unidos, sofreu uma forte queda em 2009 e teve graves lesões no cérebro e na coluna vertebral.
À época, a expectativa é que ela nem voltasse a andar. Sem memória, voltou a caminhar e, mais do que isso, desenvolveu habilidades extremas para artes e ciências exatas.
Sem memória, Leigh foi ajudada por uma amiga logo que começou a se recuperar do acidente. As recordações foram sendo retomadas através de fotos e conversas, de forma gradual.
O que chocou os médicos, porém, é que junto das memórias, a fazendeira mostrou habilidades extremas para desenho e poesia, além de desenvolver uma capacidade assustadora para ciências exatas e sensibilidade gigante à luz.
As mudanças na fazendeira têm nome clínico: savantismo ou síndrome do sábio. Além disso, ela passou por um fenômeno chamado sinestesia, no qual uma pessoa passa a poder ver um som, ouvir uma figura geométrica e sentir o cheiro de uma cor.
Os médicos ainda não conseguiram explicar o motivo de Leigh ter desenvolvido tais habilidades, mas sabem que ela é um caso único no mundo. Apesar de vários casos das duas mudanças já terem sido registrados, essa é a primeira vez em que aparecem juntos em uma paciente. Fonte: Yahoo
Nenhum comentário:
Postar um comentário