Atualmente estamos sofrendo saques periódicos pelas falsas empresas de pesquisas que vendem egos e certificados numa moldura. É comum em cidades do interior encontrar diversos certificados estampados com satisfação nas mais diversas paredes, desde vereadores até mesmo farmácias, padarias, supermercados, etc.
Muitas das vezes os empresários são surpreendidos com a proposta de que a sua empresa foi eleita a melhor da cidade e que irão trazer um "diploma" e divulgar na rádio. Na grande maioria das vezes o empresário querendo satisfazer seu ego e enfeitar a sua parede, logo aceita participar de uma coisa que sequer foi realizada. A falsa pesquisa. Imaginem aquele mercadinho no cantinho de uma rua com um certificado de melhor supermercado da cidade, aquele salãozinho pouco frequentado ter um certificado de melhor salão da cidade... Pois é pessoal, isso é a indústria do ego. A coisa espalhou a ponto de durante 1 ano, os empresários serem surpreendidos 3, 4 até 5 vezes em um único ano. E acreditem, tem gente que paga para ter o tal certificado todas as 5 vezes, deve ser porque gostavam de álbum de figurinhas quando crianças, então gostam de ver aquela dezena de certificados ali expostos.
Sinceramente pessoal, existem empresas sérias que realizam estas pesquisas, mas vamos parar de utilizar o certificado como pretexto para vender, promovam publicidade, propaganda e com isso, tragam mais clientes para as empresas que se destacam na pesquisa, porque sinceramente, certificados não trazem clientes. Desde o final de 2014 estou tentando regulamentar isso, criando uma espécie de credenciamento junto às CDL de todo o Brasil. Um selo onde pudesse separar o joio do trigo, ou mesmo as boas empresas das falsárias que chegam a trocar certificados por hospedagem de hotel, almoço em restaurante, corridas de táxi e acreditem, até por pneus de moto.
Uma dica antes de participar de qualquer trabalho desta modalidade, é consultar inicialmente o CNPJ da empresa e vê se de fato o CNPJ faz parte de uma empresa atuante no mercado de pesquisa comercial e política, porque já vi certificados usando CNPJ de outras empresas sem sequer o conhecimento dos respectivos donos.
Além do CNPJ, tenha pelo menos o interesse em buscar referências destas empresas, veja se possuem um site na internet e a quanto tempo atuam no mercado. Solicitem a cópia do resultado da pesquisa e dos gráficos, ou mesmo os questionários preenchidos e não esqueçam de ver nas redes sociais se são conhecidos. Porque uma empresa idônea e conhecida, ela fará questão de aparecer nas redes sociais apresentando o seu trabalho, terá maior interesse em deixar as coisas transparentes para os participantes, através de um site conceituado e respeitado.
Gente, isso se participa apenas 1 vez por ano, desde que você sinta confiança na empresa e também possa se sentir bem sabendo que está participando de algo na área publicitária, por isso não deixe de observar o que a empresa de pesquisa oferece na área de marketing ou captação de clientes. Abram os olhos porque tem muito lobo com pele de ovelha querendo te vender um diploma onde se você não "compra" ele vai até o seu maior concorrente e "vende" na maior cara de pau.
Eu sou consultor empresarial e tenho uma empresa de pesquisa, por isso o meu interesse em publicar este artigo para abrir os olhos dos gestores e confortar os que nunca foram contemplados de verdade e por uma empresa de verdade. Continuem comprando "diplomas" e enchendo suas paredes de "egos falsos" porque quem faz pesquisa com seriedade apenas vai bater na porta de quem realmente é preferido e querido pela população.
Por Marcos Marinho
contato@marcosmarinho.com
www.marcosmarinho.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário