Imagem © Elizabeth de Portzamparc Architecte
A arquiteta brasileira Elizabeth de Portzamparc venceu um concurso internacional para projetar a nova estação de metrô em Le Bourget, França.
A estação é uma das quatro novas que serão construídas como parte do ambicioso projeto Grand Paris Express (GPE), para modernizar a rede de transporte e criar um metrô automático, que conectará novos bairros ao centro de Paris.
A proposta vencedora de Elizabeth de Portzamparc servirá a três municípios: Le Bourget, Drancy e La Courneuve.
Projeto Arrojado e Sustentável
Entre as vantagens do projeto estão: flexibilidade para futuros programas, visibilidade e a presença da natureza.
A pedido dos clientes, imagens do exterior da estação ainda não foram divulgadas, no entanto, como descreve Elizabeth de Portzamparc, o projeto contará com uma estrutura "totêmica", que aumentará a visibilidade da estação em meio à comunidade.
Espaços de pé-direito duplo e as plataformas subterrâneas serão iluminados por uma fachada semitransparente de madeira e grandes claraboias.
A estação será organizada em dois pátios e em dois níveis.
As plataformas subterrâneas foram concebidas sob o princípio "total flex", onde as estruturas internas são flexíveis e permitem a apropriação com futuros novos programas.
Em 2030 espera-se que projeto Grand Paris Express atenda diariamente dois milhões de passageiros, acrescentando 320 quilômetros de trilhos e 72 novas estações, que conectarão os três aeroportos de Paris e o trem de alta velocidade (TGV). Com informações da ArchDaily
Nenhum comentário:
Postar um comentário