Foto: Divulgação.Valmir Assunção e secretários de governo durante evento em Manoel Vitorino
O Dia Internacional da Mulher foi de lançamento e inauguração no município de Manoel Vitorino, no centro-sul da Bahia. É que neste sábado, o governo estadual apresentou as unidades móveis da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e entregou a agroindústria de beneficiamento de frutas de uma cooperativa formada, em sua maioria, por mulheres.
De acordo com o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), presente ao evento, junto com o governador Jaques Wagner (PT) e secretários de estado, a unidade móvel vai facilitar o acesso aos serviços da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, com orientação adequada e humanizada.
“Será basicamente atendimento para mulheres da zona rural, do campo e da floresta, lugares onde a assistência não chega. A intenção do governo é que esses ônibus possibilitem atenção às mulheres, por meio do trabalho de uma equipe multidisciplinar treinada para a escuta de demandas”, pontua Valmir, destacando a atuação da secretária de Políticas para Mulheres, Vera Lúcia Barbosa.
Foto: Divulgação.Jaques Wagner é agarrado por mulheres em Manoel Vitorino
Já a agroindústria de beneficiamento de frutas é uma ação da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), que está capitaneando recursos para esta cooperativa. Mais de 500 famílias de agricultores são beneficiadas com a agroindústria, que inicialmente vai processar umbu e maracujá do mato. A capacidade de processamento é de 600 toneladas por ano.
“A cooperativa é formada por 75% de mulheres que atuam na produção de compotas, doces, geleias, tudo derivado do umbu. A cidade de Manoel Vitorino é considerada a capital do umbu na região. A cooperativa veio com o objetivo de não perder a safra, de escoar a produção, então esta unidade de beneficiamento agrega valor a este produto e aumenta a renda destas famílias” finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário