Os Rotaract Clubs são, na realidade, sucessores de outros clubes de jovens que sob a égide do Rotary já realizavam trabalhos comunitários de forma voluntária e que tinham diferentes denominações dependendo do local onde se formavam, abrigando também pessoas de variadas faixas etárias. Com a formalização dos Rotaracts, estabeleceu-se que seriam clubes para jovens de ambos os sexos, de 18 a 30 anos, que acreditam que podem ajudar a construir um futuro melhor. Baseados na comunidade ou em universidades e norteados pelos mesmos princípios que orientam o Rotary, os associados desses clubes ganham novos conhecimentos e habilidades que, além de promover o seu desenvolvimento pessoal, também lhes permitem atender às necessidades de suas comunidades e promover melhores relações entre os povos. Fruto da crescente conscientização social que ocorre em todo mundo e de uma participação mais atuante dos jovens, o crescimento dos Rotaract clubes tem sido significativo, sendo que atualmente somam mais de 7.800 unidades, localizados em 158 países, contando com a participação de mais de 180.000 rotaractianos.
No dia 13 de março de 1968, foi outorgada pelo Rotary International a primeira carta de constituição de um Rotaract Club, o da Universidade da Carolina do Norte, no estado norte-americano de mesmo nome, sendo que este dia, 13 de março, é o Dia Mundial do Rotaract. Na semana em que este dia cai, todos os anos, os Rotaract Clubs são estimulados a demonstrarem para a comunidade o fruto de suas ações, naquilo que se estabeleceu a chamar a “Semana Mundial do Rotaract”.
Since the official chartering of the first Rotaract Club in North Carolina on March 13th, 1968, Rotaract has grown to over 8200 Clubs in 170 countries. A recent estimate places the number of Rotaractors worldwide to approximately 190,000! Rotaractors have offered much creativity, time & energy as a collective effort to make the world a better community.
Fonte: Rotary Club de São Paulo / Cal Rotaract
Nenhum comentário:
Postar um comentário