O Dia do Enólogo é comemorado em 22 de outubro. A data foi instituída pela ABE (Associação Brasileira de Enologia) em 1977 e é alusiva à fundação da entidade.
O enólogo é o profissional graduado que cuida de todo o processo de vinificação e é também o responsável por decidir quando o produto será vendido. A Enologia é uma ciência moderna que reúne o conhecimento científico relativos a diversas áreas para se estudar os fenômenos relativos ao vinho. As disciplinas de base para a formação do enólogo incluem a entomologia, fisiologia, matemática, estatística, geologia, botânica, microbiologia, física, marketing, economia, climatologia, química, etc. Além das disciplinas voltadas para a prática da enologia como a vinificação, viticultura, marketing de vinhos, operações unitárias relacionadas a elaboração do vinhos, controle de qualidade e análise sensorial.
A lei número 11.476, de 29 de maio de 2007, regulamentou as profissões de enólogo e técnico em Enologia. Desde então, podem exercer a profissão de enólogo os possuidores de diplomas de nível superior em Enologia expedidos no Brasil por escolas oficiais ou reconhecidas pelo Governo Federal; os possuidores de diplomas expedidos por escolas estrangeiras reconhecidas pelas leis de seu país e que forem revalidados no Brasil, de acordo com a legislação em vigor; os possuidores de diplomas de nível médio em Enologia expedidos no Brasil por escolas oficiais ou reconhecidas pelo Governo Federal até a data de 23 de dezembro de 1998, a partir da qual houve o reconhecimento pelo Ministério da Educação do curso de Tecnólogo em Viticultura e Enologia e a formatura da primeira turma de Tecnologia em Viticultura e Enologia. Fonte: Jornal Integração da Serra / Jornal Gazeta de Bento Gonçalves
Nenhum comentário:
Postar um comentário