> TABOCAS NOTICIAS : 31 DE MAIO

sexta-feira, 31 de maio de 2013

31 DE MAIO

O Dia Mundial sem Tabaco foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o intuito de sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo do tabaco e seus derivados. Esta data é comemorada anualmente por todos os países que aderem à proposta de controle do tabagismo no mundo.
No Brasil, cerca de 200 mil pessoas morrem por ano devido ao tabagismo. As pesquisas apontam que o consumo de tabaco concentra-se nas capitais de regiões mais industrializadas e atinge, principalmente, a população de menor escolaridade e renda.Também mostram que nas famílias com renda mensal menor ou igual a R$ 400,00 as despesas com fumo são quase duas vezes maiores do que o despendido com educação. O preço do cigarro no Brasil, considerado o sexto mais barato do mundo, é outro estimulante para o aumento de tabagistas.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o fumo é fator casual de 50 doenças diferentes, destacando-se as cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas.
As estatísticas demonstram que 45% das mortes por infarto do miocárdio, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema), 25% das mortes por doença cérebro-vascular (derrames) e 30% das mortes por câncer podem ser atribuídas ao cigarro. Outro dado alarmante: 90% dos casos de câncer do pulmão têm correlação com o tabagismo. Mais em Fonte: SFIEC / WHO

DIA DO COMISSÁRIO DE BORDO - 31 DE MAIO
Na Marinha, um Comissário de Bordo é um oficial encarregado da administração, abastecimento e serviço dos tripulantes e passageiros, a bordo de um navio. Os profissionais da aviação comercial, encarregados da segurança e conforto dos passageiros a bordo de uma aeronave, também recebem a designação deComissários de Bordo.

Na Marinha
Apesar do termo "comissário" se aplicar, sobretudo aos oficiais de administração da marinha mercante, também é utilizado em algumas marinhas de guerra. Na Marinha de Guerra Portuguesa, por exemplo, os oficiais de administração eram designados comissários navais até ao início do século XX, passando depois a ser designados oficiais de administração naval. Já na Marinha do Brasil, os oficiais de administração são designados intendentes.

As funções
Os comissários são responsáveis pela gestão da seção de câmaras/seção de câmara dos navios de passageiros. Quando a seção de câmaras de um navio tem mais de um oficial comissário, o de maior categoria pode ser designado comissário-chefe ou 1º comissário. Conforme o sistema adaptado, o restante dos comissários são designados, sucessivamente, 1º comissário ou 2º comissário e 2º comissário ou 3º comissário.
Nos pequenos navios de passageiros e nos navios de carga, normalmente não embarcam Oficiais comissários, ficando a seção de câmaras a cargo de um despenseiro ou mesmo de um cozinheiro.
Como responsáveis pela gestão financeira e pelo serviço de câmaras de um navio de passageiros, os comissários coordenam programas de trabalho e gestão de meios (nomeadamente, orçamentos, despesas e receitas), recrutam e coordenam o pessoal de câmaras (elaborando horários de trabalho e definindo funções), organizam a distribuição dos lugares dos passageiros a bordo, elaboram pareceres sobre a estimativa de movimentos de passageiros e de abastecimentos, orientam e verificam o acondicionamento dos mantimentos e dos materiais dos serviços de alojamento e de restauração, supervisionam os serviços de restaurante, bar, comércio, animação e outros. Mais em http://www.portalescolar.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário