> TABOCAS NOTICIAS : Cientistas estão mais perto de impedir a reprodução do HIV

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Cientistas estão mais perto de impedir a reprodução do HIV

Investigadores dos Estados Unidos conseguiram decifrar a estrutura química do vírus HIV pela primeira vez. Isso permitirá explorar novos tratamentos para a Aids e até impedir a reprodução do vírus, segundo a agência de notícia EFE.
Os especialistas da Universidade de Pittsburgh decifraram o capsídio do vírus, a estrutura proteica que contém o material genético do HIV e chave para o desenvolvimento de novos remédios.
"O capsídeo é muito importante e conhecer sua estrutura em detalhes pode nos levar a criar novos fármacos que possam tratar e prevenir infecções", afirmou Paijun Zhang, professora associada do Departamento de Biologia Estrutural da Escola de Medicina da Universidade Pittsburgh.
"Nosso enfoque tem a possibilidade de ser uma alternativa poderosa aos nossos atuais tratamentos do HIV, que trabalham atacando certas enzimas, mas a resistência aos fármacos é um enorme desafio devido ao alto nível de mutação do vírus", acrescentou.
Para decifrar o capsídeo, os especialistas utilizaram um microscópio de alta resolução, e depois analisaram os dados em potentes computadores. Os cientistas indicaram que a estrutura não é uniforme e assimétrica, por isso era difícil conhecer o número exato das proteínas que contém. (EFE e Olhar digital).

Nenhum comentário:

Postar um comentário