> TABOCAS NOTICIAS : 05 DE MAIO

domingo, 5 de maio de 2013

05 DE MAIO



Os artistas e pintores na Antigüidade, não tinham que se preocupar com sua manutenção nem de sua família, porque eram mantidos nos palácios para executar os projetos dos nobres que os sustentavam. Com isso, é claro, a criatividade do gênio explodia em obras inimagináveis, hoje disputadas pelas grandes fortunas em sofisticados leilões de arte e depois doadas aos acervos dos muses de vários países.
Na atualidade, a situação é bem diferente em todo mundo. Com a evolução da sociedade os pintores passaram a freqüentar os cursos regulares para terem uma formação clássica também. No Brasil, a profissão de pintor ainda não é regulamentada, por isto, os interessados procuram os cursos técnicos regulares para dar suporte à carreira. Com eles, saem preparados para desenvolver uma produção artística própria. Esses artistas, agora profissionais, expõem e vendem suas obras em galerias, mostras coletivas ou individuais. Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/04/dia-do-pintor-05-de-maio.html
No período colonial, a Coroa portuguesa dividiu o Brasil-colônia em 12 capitanias hereditárias, mantendo a posse da terra nas mãos de alguns súditos de confiança do rei, nascendo assim o latifúndio, no qual se cultivava única e exclusivamente a cana-de-açúcar, utilizando-se o trabalho de escravos.
 Tempos mais tarde, as capitanias foram substituídas pelas sesmarias, ou seja, grandes porções de terras que foram entregues a quem se dispusesse a cultivá-las, dando à Coroa a sexta parte da produção. Somente poderiam se candidatar aqueles que possuíam bens materiais para bancar o início desse cultivo e a manutenção da terra.
Em 1822 ocorreu a independência do Brasil e o fim das sesmarias, mas as imensas terras não foram divididas. Foi decretada nessa ocasião, a Lei das Terras, que exigia que a compra e a venda da propriedade fosse negociada em dinheiro e de novo
o pequeno agricultor e o povo humilde ficaram de fora, longe do acesso à terra, o que gerou uma estrutura agrária extremamente desigual. Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/04/dia-do-campo-05-de-maio-mst-reforma.html

Filho de Cândido Mariano da Silva e Claudina de Freitas Evangelista da Silva, Cândido Mariano da Silva Rondon, o Marechal Rondon, nasceu aos 05 de maio de 1865, em Mimoso - Mato Grosso. ficou órfão aos dois anos de idade, sendo educado pelo avô e um tio, que lhe outorgou o sobrenome "Rondon".
Tendo grande interesse pela carreira militar, aos 16 anos ingressou na Escola Militar da Praia Vermelha. Desde então, pautou sua vida a duas causas mestras: a ligação dos mais distantes pontos da fronteira e do sertão aos centros urbanos do país e a integração do indígena à civilização.
Com sangue indígena, Rondon era descendente de bandeirantes paulistas, por isso se empenhou em associar o trabalho de desenvolvimento das Comunicações à tarefa de proteção dos povos indígenas entre os estados de Goiás, Mato Grosso e Acre, esta última, que ele próprio solicitou para si. Graças a seus méritos, consegue a pacificação dos Guanás, Bororós, Parecis, Cavaleiros e Oficiés, com suas mensagens de paz e prosperidade. Funda o Serviço de Proteção aos Índios, em 1910, que conhecemos hoje como FUNAI. Em 1952 sugere a criação do Parque Nacional do Xingu, consumado em 1961. Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/04/marechal-rondon-defensor-dos-indios.html

 DIA DA COMUNIDADE - 05 DE MAIO

Comunidade - Sociologia Comunidade, do ponto de vista da sociologia, é um conjunto de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas, geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham do mesmo legado cultural e histórico.
Podem formar uma comunidade, os estudantes que vivem no mesmo dormitório, assim como as pessoas que vivem no mesmo bairro, aldeia ou cidade.
Fichter, 1967, em suas definições para uso didático ressalta que uma palavra que é rodeada de significados múltiplos, requer uma cuidadosa definição técnica, ao que propõe: comunidade é um grupo territorial de indivíduos com relações recíprocas, que servem de meios comuns para lograr fins comuns.Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/04/dia-da-comunidade-05-de-maio.html

dia 5 de maio é Dia Internacional da Parteira. Este é um ofício que encanta e intriga. Há um grande mistério em torno da figura da parteira.
Com o “avanço da Medicina”, a mulher parteira, a mulher parturiente e o conhecimento popular foram descentralizados, substituídos pela figura do profissional imbuído de um conhecimento técnico e tecnológico – o médico. Hoje em dia, sem conhecimento de causa, grande parte da população acredita que ganhar um filho com ajuda de uma parteira é coisa “do passado”, “coisa atrasada”.
Este senso comum – de que médico e hospital são as únicas garantias de segurança e bem-estar no parto – vem sendo confrontado justamente por pesquisas científicas e por orientações da Organização Mundial da Saúde, que incentiva a formação e atuação de parteiras para diminuir a mortalidade neo-materna em todo o mundo.
A recomendação da OMS é de que pelo menos 85% dos nascimentos seja por parto normal. No Brasil, esses índices estão invertidos: na rede privada mais de 80% dos nascimentos são por cirurgia cesárea. Estima-se que apenas 48% de todas as crianças brasileiras nascidas em 2011 veio ao mundo através de um parto normal. Leia mais em http://partodoprincipio.blogspot.com.br/2012/05/dia-internacional-da-parteira-5-de-maio.html
A lei número 11.287, de 27 de março de 2006, sancionada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, institui o dia 5 de maio como o Dia Nacional do Líder Comunitário.
Líder é o indivíduo que comanda e/ou orienta ações e ideias. É o guia, o condutor que representa para um grupo, uma corrente de opinião. Líder é, por assim dizer, aquela pessoa que tem o dom de despertar nos outros a vontade de fazer. O líder comunitário é na verdade um servidor voluntário da sociedade. É o porta voz do povo, representando este, diante das autoridades na busca de soluções para as demandas sociais.
É a mais legítima autoridade já que emerge do próprio núcleo comunitário onde reside, pois ali desenvolve um trabalho social e político, solidário e consciente, manifestando a inalienável vontade de seu grupo social. Não há exagero algum em dizer, que o líder comunitário facilita o trabalho do executivo e do legislativo, porque a sua organização comunitária, agiliza o desempenho político dos poderes constituídos.
O líder traduz a vontade de seu grupo e através de iniciativas educativas, esportivas, culturais, sociais, políticas vai desenvolvendo a célula social do tecido municipal e também obtendo significativas melhorias para sua comunidade. Fonte: Dji / Hotsite

5 de Maio – Dia Nacional das Comunicações

No dia 5 de maio é comemorado o Dia Nacional das Comunicações. A escolha da data é uma homenagem ao nascimento, em 1865, do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, que levou as comunicações e o atendimento aos mais recônditos e distantes pontos do país, assegurando a união dos brasileiros.
Rondon nasceu em Mimoso, próximo a Cuiabá. Sua primeira missão importante, como Engenheiro Militar e Bacharel em Matemática e Ciências Físicas e Naturais, foi a de ajudante do General Gomes Carneiro, na construção da linha telegráfica de Cuiabá ao Araguaia. Em três meses foram estendidos 514 quilômetros de linhas telegráficas. Foi nessa ocasião que se viu atraído pela situação dos nossos índios.
Concluída a missão, foi convocado para o Rio de Janeiro. Pouco depois, embarcava para Cuiabá. Mais tarde continuava na sua lida de estender fios telegráficos e, ao mesmo tempo, tentar aproximar-se das tribos selvagens. De 1900 a 1906, foram estendidos 1.746.813 metros de fios telegráficos, no sertão de Mato Grosso. Graças aos seus esforços, e à sua boa vontade, os índios Terena e Quiniquinau, nas margens do Aquidauana, tiveram restituídas suas terras. Leia mais em Fonte: CONSA

5 de Maio (Data Móvel) – Dia Mundial do Riso – World Laughter Day

riso1
A celebração deste dia é uma manifestação para a Paz Mundial e pretende construir uma consciência de amizade e fraternidade através do Riso. A sua popularidade tem crescido exponencialmente. Existem já mais de seis mil Clubes de Yoga do Riso espalhados por cerca de 60 países dos cinco continentes do mundo.

O ”Dia Mundial do Riso” é atualmente organizado todos os anos no primeiro domingo de maio.
Reúnem-se nesse dia centenas de pessoas, por vezes milhares para rirem juntos. Uma participação tão entusiástica é a prova que os Clubes do Riso são uma realidade para se levar a sério.
O riso estimula emoções positivas e poderosas, gera predisposições para que as pessoas encontrem a paz dentro de si mesmas e influenciem de forma positiva e pro-ativa.
O riso é uma linguagem universal, estabelece uma ligação entre diferentes credos e religiões e cria uma nova lógica nos meios onde se insere. Mais em Fonte: Dia Mundial do Riso / World Laughter Day Org

5 de Maio – Dia Nacional do Expedicionário

Comemora-se o Dia do Expedicionário em 05 de maio porque nesta data se comemora o fim da II Guerra Mundial.
expedicionario1
A população do Brasil é marcada pela intensa miscigenação. Brancos, índios e negros, unidos pelo sentimento nacionalista, expulsaram o invasor estrangeiro e fizeram nascer a Força Expedicionária brasileira, cuja história confunde-se com a do próprio país. Após o “descobrimento” do Brasil, as camadas sociais pegariam em armas para protagonizar a luta pela sobrevivência e manutenção do território.

Misturando táticas de organização militar portuguesa com operações “não-oficiais”, formariam-se as bases do que viria a ser o Exército Nacional. Sua atuação foi decisiva para derrotar todas as tentativas de fragmentação territorial e social do País. Internacionalmente, nossos expedicionários foram responsáveis por inúmeras missões de paz bem-sucedidas.
Durante a II Guerra Mundial, na Itália, a FEB (Força Expedicionária Brasileira) fez uma campanha gloriosa, sem dever em nada a Nações militarmente mais tradicionais. Em ação, a força brasileira registrou mais de 400 baixas nas batalhas em Monte Castello, Montese e Fornovo: o difícil preço da garra e coragem de nossos pracinhas. Mais em Fonte: Exército Brasileiro / Suacara / Letras Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário