11 de Maio – Dia Nacional do Reggae
Dia instituído pelo Projeto de Lei número 3260/08. A data é comemorada em 11 de maio, dia da morte do músico que popularizou o estilo, o jamaicano Bob Marley.
O Reggae é um gênero musical que tem suas origens na Jamaica. O auge do reggae ocorreu na década de 1970, quando este gênero espalhou-se pelo mundo. É uma mistura de vários estilos e gêneros musicais: música folclórica da Jamaica, ritmos africanos, ska e calipso. Apresenta um ritmo dançante e suave, porém com uma batida bem característica. A guitarra, o contrabaixo e a bateria são os instrumentos musicais mais utilizados.
As letras das músicas de reggae falam de questões sociais, principalmente dos jamaicanos, além de destacar assuntos religiosos e problemas típicos de países pobres.
O reggae recebeu, em suas origens, uma forte influência do movimento rastafari, que defende a ideia de que os afrodescendentes devem ascender e superar sua situação através do engajamento político e espiritual.
No Brasil, foi na região norte que o reggae entrou com mais força. No estado do Maranhão, principalmente na capital São Luís, é comum a organização de festas ao som de reggae. Na década de 1970, músicos como Gilberto Gil e Jorge Ben Jor são influenciados pelo estilo musical jamaicano. Na década de 1980, é a vez do rock se unir ao gênero da Jamaica, nas letras do grupo Paralamas do Sucesso. Mais em Fonte: CCJ / Wikipédia / Sua Pesquisa
Samuel Finley Breese Morse (Massachusetts, Estados Unidos, 27/04/1791 - Nova York, 02/04/1872), foi o inventor da telegrafia.
Samuel Morse estudou no Yale College, onde se interessou por eletricidade. Em 1832, durante uma viagem de navio, participou de uma conversa sobre o eletroímã, dispositivo ainda pouco conhecido. Em 1835 construiu finalmente seu primeiro protótipo funcional de um telégrafo, pesquisando-o até 1837, quando finalmente passou a dedicar-se inteiramente ao seu invento. Em meados de 1838 finalmente estava com um código de sinais realmente funcional chamado Código Morse.
O Telégrafo
Em 1843, Morse obteve recursos financeiros para sua invenção, através do Congresso norte-americano. Em 1844 foi terminada a primeira linha telegráfica ligando Baltimore a Washington, DC, quando se deu a primeira transmissão oficial cuja mensagem foi: "What hath God wrought!" (Que obra fez Deus!)
Tendo sido muito utilizada pelas corporações militares, a telegrafia, após a Segunda Guerra Mundial passou a ser usada em paralelo com outras modalidades de transmissão como o SSB Single Side Band, atualmente utiliza-se o rádio pacote para comunicações criptografadas mas o código morse ainda continua sendo usado em NDB que são uma espécie de rádio-farol utilizado na navegação aérea e marítima.
Alguns satélites também utilizam o código morse para seu sinal de identificação e localização por telemetria.
O Código Morse ainda hoje é amplamente utilizado no mundo inteiro pelo radioamadorismo todos os dias milhares de "pontos e traços" cruzam os ares através das transmissões de milhares de entusiastas deste modo de emissão.
Podemos encontrar na internet, softwares de treinamento de código morse como o LCWO por exemplo.
O telégrafo no Brasil
Inaugurado no Brasil em 11 de maio de 1852, o telégrafo visava, a modernização e a facilitação da comunicação entre o Palácio Imperial, e o Quartel do Campo, no Rio de Janeiro.
Poucos anos após a introdução do telégrafo nos Estados Unidos por Samuel Morse, as primeiras linhas telegráficas do País datam de 1852, . A instalação dessas linhas foi devida aos esforços do então Ministro da Justiça, Eusébio de Queiroz Coutinho Mattoso Câmara, com o auxílio de um proficiente e dedicado professor de física da Escola Central, Dr. Guilherme Schuch de Capanema. Mais em De http://www.portalescolar.net/2011/04/telegrafia-no-brasil-11-de-maio.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário