As tarefas de casa estão proibidas na escola primária francesa (de 6 a 11 anos) desde 1956, quando o Ministério da Educação aprovou uma circular nesse sentido. Mas os professores continuam impondo aos alunos menores que realizem deveres em casa. Desde 26 de março, dezenas de milhares de pais e colegiais franceses disseram basta. A FCPE (Federação de Conselhos de Pais de Alunos da França) convocou uma greve de deveres de duas semanas, em protesto contra os "trabalhos forçados" fora do horário letivo.
Eles argumentam que os deveres não servem para nada, são antipedagógicos, causam tensões na família ao obrigar os pais a servir de professores, prolongam desnecessariamente a jornada de seis horas diárias, impedem as crianças de dedicar tempo à leitura e aumentam as desigualdades entre os alunos que podem ou não se beneficiar da ajuda da família.
A associação majoritária de pais e mães de alunos na Espanha (Ceapa) compartilha muitas dessas ideias e por isso lançou um comunicado de apoio, no qual diz que pretende fazer algo semelhante. Leia tudo em http://m.noticias.uol.com.br/midiaglobal/elpais/2012/04/08/pais-se-declaram-em-greve-contra-a-licao-de-casa-dos-filhos-na-franca.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário