DIA DE REIS - FOLIA DE REIS - SANTOS REIS - 06 DE JANEIRO

Na tradição cristã os três Reis Magos simbolizavam os poderosos que deveriam curvar-se diante dos humildes na repetição real do canto da Virgem Maria à sua prima Isabel, e "Magnificat", pois sua alma rejubilava-se no Senhor, que exaltaria os pequenos de Israel e humilharia os poderosos.
A igreja cultua os Reis Magos dentro desse simbolismo. Representam os tronos, os potentados, os senhores da Terra que se curvara diante de Cristo, reconhecendo-lhe a divina realeza. É a busca dos poderosos que vêem em Belchior, Gaspar e Baltazar o exemplo de submissão aos designios de Deus e que devem, como os magos, despojar-se de seus bens e depositá-los aos pés dos demais seres humanos, partilhando sua fortuna como dignos despenseiros de Deus.
Os presentes de Natal também têm esse sentido. São as ofertas dos adultos à criança que com a sua pureza representa Jesus. Alguns, dão a essas festas um sentido mitológico pagão, buscando nas cerimônias dos druidas, dos germânicos ou saturnais romanas a pompa das festas natalinas que culminam com a Epifania.
Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/12/dia-de-reis-folia-de-reis-santos-reis.html#ixzz1idZFc4rd
DIA DA GRATIDÃO - 06 DE JANEIRO

A gratidão é um sentimento que se frutifica, quando se quer viver em rede, é uma emoção espontânea, nem sempre ligada a favores. Mas é um sentimento reconhecido e pregado em todas as religiões.
Agradecer a vida, agradecer a saúde, agradecer a roupa, agradecer o carro, agradecer o motorista do ônibus, agradecer o dinheiro, agradecer o garçom, agradecer o lixeiro, agradecer o mecânico, agradecer o médico, agradecer o chefe, agradecer o colega de trabalho...
A gratidão é um sentimento que traz junto dele uma série de outros sentimentos: amor, ternura, fidelidade, amizade... Mas nunca submissão! É importante não confundir gratidão com atitudes de lisonjas ou bajulação: com servilismo.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/11/dia-da-gratidao-06-de-janeiro.html#ixzz1idZeglta
DIA NACIONAL DO FOTÓGRAFO - 06 DE JANEIRO
Observando através de uma câmara escura
O uso da câmara escura para observar eclipses solares foi difundido através dos séculos. Um princípio, é inegável, foi fundamental nessa arte: o da observação, fosse da natureza, fosse de objetos estáticos, através de uma câmara escura. O conhecimento desse princípio ótico é atribuído a um chinês de nome Mo Tzu, no século V, e até ao filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.). Consta que este último teria feito suas constatações (do efeito dos raios solares ao passar por entre as folhas de uma árvore, projetando-se no solo), ao observar o eclipse parcial do sol.
Existe um primeiro desenho da câmara escura encontrado nas anotações de Cesare Cesariano, discípulo do pintor Leonardo da Vinci no século XVI. O próprio pintor a descrevia em suas notas, como auxiliar para os desenhos e pinturas.
Pesquisas com compostos de prata foram importantes para a fixação das imagens. Schulze, um professor de Anatomia do século XVIII, deu sua contribuição quando notou, por acaso, em meio as suas experiências, que um vidro contendo ácido nítrico, prata e gesso se escurecia exposto à luz da janela.
Todos os objetos são sensíveis e se modificam com a luz (ao que chamamos de fotossensibilidade), o que difere é o tempo que levam para modificar-se. Para fixar uma imagem era preciso descobrir um material que se pudesse manipular e que realizasse rapidamente o registro da imagem na câmara escura.
O uso da câmara escura foi sendo difundido e aperfeiçoado através dos tempos. Para a nitidez das imagens refletidas, por exemplo, o veneziano Danielo Barbaro descobriu, ainda no século XVI, que a variação do diâmetro do orifício provocava diferenças na imagem projetada, e inventou o primeiro diafragma.
Egnatio Danti, matemático florentino, aperfeiçoou a utilização de um espelho côncavo para reinverter as imagens. O uso de lentes e espelhos foi sendo aperfeiçoado até que se conseguiu boa projeção da imagem. Agora era fixá-la.Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/11/dia-nacional-do-fotografo-06-janeiro.html#ixzz1idZupW1g
Nenhum comentário:
Postar um comentário