> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Prefeito Capitão Azevedo recebe apoio de admirador de Jorge Amado

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

ITABUNA-BA: Prefeito Capitão Azevedo recebe apoio de admirador de Jorge Amado

Durante uma das visitas constantes ao local onde está sendo construído o Galpão Cultural Casa de Jorge Amado, no bairro Ferradas, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo recebeu o apoio nesta semana, do morador de Santa Luz, região Sisaleira da Bahia, Lady Paes Machado de 93 anos, um amante da literatura brasileira, que apesar da idade e a pouca força física, não o impediram de vir a Itabuna conhecer o prefeito e o local onde abrigará um museu, um cinema, um teatro e uma biblioteca.
“O prefeito Capitão Azevedo está imortalizando Jorge Amado”. Assim Lady Paes Machado definiu a importante iniciativa em manter viva a memória de Jorge Amado, no mesmo terreno da casa, onde o escritor passou parte de sua infância.  “Muito bonita a iniciativa do prefeito, que está fazendo história. Quando soube do Galpão Casa de Jorge Amado fiz questão vir aqui para conhecê-lo”, revelou emocionado, Lady Machado, sentado na porta de entrada do Galpão.
Ao encontrar o prefeito, os dois se emocionaram, diante de uma estrutura quase pronta para resgatar a cultura daquela localidade. De acordo com o visitante, o escritor Jorge Amado difundiu a cultura brasileira para vários países do mundo, através de seus livros. Por esse motivo, as suas lembranças devem permanecer vivas, assim como os seus ensinamentos para as comunidades locais, regionais e nacionais.
“A maneira como ele relatou a nossa história no exterior demonstra que Jorge é um mestre da literatura brasileira. Por isso, o Galpão Cultural Casa de Jorge Amado é um presente para Ferradas e, talvez, a comunidade não saiba a grandeza deste espaço de cultura, mas com certeza será um local de grandes encontros e formação cultural”, finaliza Lady Paes Machado.
Andamento da obra
Galpão Cultural Casa de Jorge Amado será inaugurado no dia 30 de novembro. Em função disso, as obras estão a todo vapor e acompanhadas diariamente pelo prefeito Capitão Azevedo, que está ansioso para entregar o espaço à população. “Este é um local que resgata a cultura grapiúna, através da memória de Jorge Amado, o escritor baiano que nasceu em Ferradas, Itabuna”, pontuou Azevedo.
De acordo com o encarregado da construção, Robson Laranjeira, a casa possui 30 metros de dimensão e 5,40 de frente e será pintada com as cores, azul clara e azul escuro, assim como era a antiga residência do escritor. O interior será dividido em salas – que abrigará fotos para a recomposição da época, dois quartos – sendo um com fotos e outro, que funcionará como uma biblioteca comunitária, com os livros do escritor, uma cozinha – com fogão a lenha e um banheiro. Os outros espaços contemplarão um auditório com 80 lugares, com palco e camarim.  
Rotatória
Como parte das obras que contemplam a implantação do Galpão Cultural Casa de Jorge Amado, a Prefeitura Municipal de Itabuna vem desenvolvendo os trabalhos para a construção e urbanização da rotatória no acesso de Ferradas a BR-415. Ao todo, são 1.200 metros de meio-fio e mais de 6 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica, que já estão sendo instalados no entorno da rotatória e serão colocados na Travessa Frei Ludovico, avenida principal que liga a Casa de Jorge Amado. O projeto inclui também, iluminação, sinalização e, consequentemente, mais segurança para o acesso de veículos e pedestres à BR-415, trecho Itabuna-Ibicaraí. Reportagem: Catia Gomes Texto: Viviane Cabral – Fotos: Ari Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário